SAMU já realizou mais de 3.800 atendimentos em Pará de Minas e base pode receber Unidade de Suporte Avançado

O Consórcio Intermunicipal de Saúde da Região Ampliada Oeste para o Gerenciamento dos Serviços de Urgência e Emergência (CIS-URG), que administra o Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU Oeste), mantém em Pará de Minas uma de suas 24 bases fixas para atender 54 municípios de sua área de abrangência.

Esta rede também conta com 18 hospitais conveniados, cujos atendimentos prestados são direcionados pela Central de Regulação Médica sediada em Divinópolis que atende os chamados feitos pelo 192.

A base de Pará de Minas conta com um condutor socorrista e um técnico de enfermagem que utilizam uma ambulância básica para prestação de atendimentos aos paraminenses e pessoas de cidades da microrregião como São José da Varginha e Onça de Pitangui, entre outras.

O gerente de logística do CIS-URG Dárcio Abud Lemos esteve em Pará de Minas na tarde desta quinta-feira, 10 de janeiro, e fez um balanço dos serviços prestados pela equipe do SAMU Oeste no município. Desde 7 de junho de 2017 foram mais de 3.800 atendimentos. Quase 10% desse total, feitos por uma Unidade de Suporte Avançado (USA):


Dárcio Abud Lemos
darcioabudblpm1

Outro serviço importante é prestado pela Central de Regulação Médica do SAMU Oeste por telefone. Foram quase 2.400 atendimentos em que os médicos orientaram as pessoas e resolveram o problema através da ligação, descartando a necessidade de enviar uma ambulância até o endereço do solicitante:

Dárcio Abud Lemos
darcioabudblpm2

Atualmente o SAMU Oeste conta com sete Unidades de Suporte Avançado (USA), tripuladas por um médico, um enfermeiro e um condutor socorrista. Estas unidades estão nas bases de Divinópolis, Luz, Campo belo, Oliveira, Formiga, Nova Serrana e Itaúna.

Em dezembro de 2018 o Consórcio Intermunicipal de Saúde da Região Ampliada Oeste Para Gerenciamento dos Serviços de Urgência e Emergência (CIS-URG) elegeu novos membros dos Conselhos Deliberativo e Fiscal. O presidente do Conselho Deliberativo é Edson de Souza Vilela, prefeito de Carmo do Cajuru e a 2ª vice-presidente ficou com Elias Diniz (PSD), prefeito de Pará de Minas.

Ao acumular esta nova função Elias Diniz disse a reportagem do Portal GRNEWS que um dos seus objetivos é a ampliar a atuação SAMU em Pará de Minas. Por isso reivindica uma Unidade de Suporte Avançado (USA) para a base local, melhorando o atendimento ofertado a população.

O gerente de Logística confirma que Pará de Minas e outras duas cidades podem receber essas ambulâncias em 2019. Para que isso seja viabilizado é preciso ampliar a base existente ao lado da Unidade de Pronto Atendimento (UPA) no Bairro Senador Valadares e também receber uma ambulância toda equipada do Governo de Minas Gerais ou do Governo Federal. Mas informa que as tratativas estão avançadas:

Dárcio Abud Lemos
darcioabudblpm3


Outra boa notícia é a redução de quase 70% do número de trotes para a Central de Regulação Médica do SAMU Oeste. Mesmo assim cerca de 10% das saídas das equipes das ambulâncias retornam a base sem prestar nenhum atendimento, por motivos diversos:

Dárcio Abud Lemos
darcioabudblpm4

As parcerias também são importantes para o SAMU Oeste. Uma delas é com o Corpo de Bombeiros Militar de Minas Gerais. Inclusive a Central de Regulação Médica de Divinópolis atende chamados destinados ao 192 do SAMU ou 193 do Corpo de Bombeiros. Em muitas ocasiões, como em acidentes com vítimas encarceradas, os socorristas precisam do apoio dos Bombeiros para resgatar as vítimas:

Dárcio Abud Lemos
darcioabudblpm5

Dárcio Abud Lemos disse ainda que conversou recentemente com Marcos Campolina, coordenador do Grupo de Resgate Voluntário Anjos do Asfalto que atua em Pará de Minas. Adianta que já existe um entendimento que envolve a Secretaria Municipal de Saúde e em breve os socorristas voluntários poderão se tornar parceiros do SAMU Oeste ajudando no atendimento daqueles que necessitam.

Portal GRNEWS © Todos os direitos reservados.

PUBLICIDADE
[wp_bannerize_pro id="valenoticias"]
Don`t copy text!