Consórcio que gerencia o SAMU firma convênio com Batalhão de Operações Aéreas dos Bombeiros para salvar vidas

O convênio de cooperação assinado no dia 21 de dezembro de 2018, entre o Consórcio Intermunicipal de Saúde da Região Ampliada Oeste para o Gerenciamento dos Serviços de Urgência e Emergência (CIS-URG) e o Batalhão de Operações Aéreas (BOA) de Belo Horizonte, já traz benefícios para a região.

SAMU/Divulgação

O Batalhão de Operações Aéreas solicitou aos Consórcios Intermunicipais de Saúde que gerem unidades do SAMU no Estado que ajudassem nos atendimentos para que as aeronaves pudessem se locomover, pois as recém chegadas estavam sem tripulação de saúde. O CIS-URG foi o único que respondeu imediatamente de forma positiva e desde o dia seguinte da assinatura do contrato transferências aéreas já foram realizadas.

SAMU/Divulgação

O gerente de logística do CIS-URG Dárcio Abud Lemos esteve em Pará de Minas na tarde desta quinta-feira, 10 de janeiro, e falou sobre este convênio para salvar mais vidas. A princípio o plantão da equipe do SAMU Oeste será realizado apenas uma vez por semana no Batalhão de Operações Aéreas do Corpo de Bombeiros de Minas Gerais:


Dárcio Abud Lemos
darcioabudconvenio

SAMU/Divulgação

Nos dias 26 e 27 de dezembro, sete médicos e dez enfermeiros de várias bases do SAMU Oeste participaram do treinamento de Suporte Aéreo Avançado de Vida (SAAV), na sede do BOA em Belo Horizonte. Teoria e prática foram repassadas aos participantes por profissionais qualificados, possibilitando novos conhecimentos e os capacitando para atuação em atendimentos com apoio aéreo.

SAMU/Divulgação

Como combinado entre as instituições, ontem, 9 de janeiro, começaram os plantões das equipes do SAMU Oeste no (BOA) e, coincidentemente, a enfermeira Thamara Lessi e o Médico Marco Aurélio Lobão, participaram de transferências na região.

SAMU/Divulgação

Durante a manhã, no avião do BOA, uma vítima de queimadura de segundo grau que estava internada na UPA de Divinópolis foi levada para o Hospital João XXIII em Belo Horizonte.

SAMU/Divulgação

No período da tarde, com apoio do helicóptero, participaram da transferência da vítima de uma explosão em uma fábrica de fogos em Japaraíba. O paciente sofreu queimaduras, estava no hospital de Lagoa da Prata e foi levado pelo helicóptero para o Hospital João XXIII. Com informações da Assessoria de Comunicação do SAMU.

SAMU/Divulgação

Portal GRNEWS © Todos os direitos reservados.

PUBLICIDADE
[wp_bannerize_pro id="valenoticias"]
Don`t copy text!