GRNEWS TV: MG amplia investimentos na assistência social e avança no cofinanciamento de unidades do CREAS
Durante participação no videocast Papo com Geraldo Rodrigues, apresentado de segunda a sexta-feira, a partir das 13 horas, pelo canal GRNEWS no YouTube, Alê Portela, secretária de Estado de Desenvolvimento Social, falou sobre a assistência, além de outras políticas públicas no esporte, habitação e geração de empregos em Minas Gerais.
Piso mineiro recebe aporte histórico
Minas Gerais deu um salto expressivo na área da assistência social ao ampliar o Piso Mineiro para mais de R$ 137 milhões. Em 2022, o valor era de R$ 54 milhões, o que mostra um aumento superior a 140%. O recurso é fundamental para garantir que os municípios possam oferecer serviços estruturados, fortalecendo o Sistema Único da Assistência Social (SUAS) e proporcionando melhores condições de atendimento às famílias em situação de vulnerabilidade.
SUAS como porta de entrada e saída
A política mineira busca ir além do assistencialismo, oferecendo não apenas apoio imediato, mas também condições para que as pessoas tenham novas oportunidades de vida. Esse modelo é resultado do trabalho conjunto entre Estado e prefeituras, que vêm unindo esforços para transformar a assistência em um caminho de inclusão e dignidade.
Expansão dos CREAS e combate à violência
Outro avanço é o cofinanciamento dos CREAS, que saltou de apenas 4 para 101 unidades apoiadas pelo Estado, com meta de alcançar 141. Esses centros desempenham papel essencial no acompanhamento das famílias, especialmente em situações de vulnerabilidade, como casos de violência contra a mulher. Ao fortalecer essas estruturas, Minas não só amplia a rede de proteção social, como também oferece acolhimento e orientação para enfrentar desafios crescentes, incluindo a saúde mental e a proteção dos direitos humanos.
Assista, deixe o like e se inscreva no canal GRNEWS TV no YouTube:
Portal GRNEWS © Todos os direitos reservados.

