CAPS II funciona em novo endereço na região central de Pará de Minas
A Secretaria Municipal de Saúde mantinha o Centro de Atenção Psicossocial (CAPS II), antigo Cersam, funcionando em um imóvel localizado em frente ao Hospital Municipal Padre Libério (HMPL), no Bairro Senador Valadares.
Mas, desde a sexta-feira, 06 de setembro, este equipamento público que compõe a Rede de Atenção Psicossocial (RAPS), está atendendo em uma casa localizada na Rua Antônio Júlio, 140, Bairro Várzea, região central de Pará de Minas.
De acordo com o Ministério da Saúde, o Centro de Atenção Psicossocial (CAPS II), atende prioritariamente pessoas em intenso sofrimento psíquico decorrente de problemas mentais graves e persistentes, incluindo aqueles relacionados ao uso decorrente de álcool e outras drogas, e outras situações clínicas que impossibilitem estabelecer laços sociais e realizar projetos de vida.
A secretaria municipal de Saúde, Ana Clara Teles Meytre, afirma que a mudança de endereço foi motivada por conversas entre os profissionais da RAPS que indicaram a necessidade de um novo espaço que proporcionasse mais acolhimento, pertencimento e promoção do cuidado com a saúde mental:
Ana Clara Teles Meytre
capsana1
Marina Saraiva, coordenadora da Rede de Atenção Psicossocial de Pará de Minas, citou que o tratamento de pessoas com sofrimento mental evoluiu muito e hoje ocupa um espaço acolhedor, semelhante a casa de vó, muito diferente dos hospícios e manicômios do passado. Avalia que a assistência ofertada aos pacientes atualmente, tem mais qualidade:
Marina Saraiva
capsmarina1
A coordenadora do CAPS II em Pará de Minas, Regiane Batista, disse que a equipe de saúde mental foi ouvida e recebeu todo apoio da gestão municipal para a mudança de endereço, visando o bem-estar dos pacientes:
Regiane Batista
capsregiane1
Aguinalda Fagundes, é usuária do CAPS II, disse que gosta muito do espaço e se sente muito bem acolhida por todos:
Aguinalda Fagundes
capsaguinalda1
A ex-usuária do CAPS II, Dora Selma da Silva, passou por outros endereços, desde o antigo Cersam. Gosta muito da equipe de profissionais e também do nova casa na região central da cidade:
Dora Selma da Silva
capsdora1
A Rede de Atenção Psicossocial (RAPS) de Pará de Minas conta com outros dois tipos de Centros de Atenção Psicossocial, para a atender a população paraminense que apresentar algum tipo de sofrimento mental.
O CAPS i, localizado na Rua Londrina, 305, Bairro Jardim Beatriz, atende crianças e adolescentes que apresentam prioritariamente intenso sofrimento psíquico decorrente de problemas mentais graves e persistentes, incluindo aqueles relacionados ao uso decorrente de álcool e outras drogas, e outras situações clínicas que impossibilitem estabelecer laços sociais e realizar projetos de vida.
Já a unidade do CAPS ad Álcool e Drogas, localizada na Rua Santa Inês, Conjunto Habitacional São Vicente de Paulo, atende pessoas de todas as faixas etárias que apresentam intenso sofrimento psíquico decorrente do uso de álcool e outras drogas, e outras situações clínicas que impossibilitem estabelecer laços sociais e realizar projetos de vida.
Conforme o Ministério da Saúde, unidades do CAPS II, CAPS i e CAPS ad Álcool e Drogas, são indicadas para para municípios ou regiões de saúde com população acima de 70 mil habitantes, como é o caso de Pará de Minas.
Portal GRNEWS © Todos os direitos reservados.