Paraminenses suspeitam de subnotificação de casos de Covid-19; laboratórios precisam relatar testes positivos

Em março o Brasil completa um ano de pandemia. O novo coronavírus já infectou quase 10 milhões de brasileiros e matou mais de 231 mil pessoas. Uma doença cruel e que infelizmente o mundo terá que conviver com ela. A conscientização ficará pela prevenção e cuidados que cada um deverá ter consigo e com os outros.

O Brasil tem média móvel muita alta de um mil óbitos diariamente e os números preocupam. No caso das mortes os registros passam pelos hospitais, secretarias de saúde e funerárias e é preciso apresentar o teste positivo para COVID-19.

Já a quantidade de casos pode haver subnotificação. É que no caso dos municípios, as secretarias de saúde confirmam o paciente que testou positivo através de exames, repassam ao Estado e o número é divulgado. Pará de Minas tem, nesta segunda-feira (08), 2.002 casos confirmados da doença, 51 mortes e 10.465 registros de suspeição do novo coronavírus.

Porém, há relatos de subnotificação, inclusive em Pará de Minas. O Portal GRNEWS recebeu manifestações de pessoas que disseram ter feito exames em laboratórios particulares para diagnosticar o novo coronavírus, testaram positivo e o número não constou nos boletins divulgados diariamente pela Secretaria Municipal de Saúde.

Para saber como funciona a notificação dos laboratórios, tanto públicos como particulares, o Portal GRNEWS entrou em contato com a assessoria de comunicação da Prefeitura. Em nota, a “Vigilância Sanitária de Pará de Minas esclarece que comunicou oficialmente todos os laboratórios a fazerem a comunicação oficial da doença, cuja notificação é compulsória, como determina a legislação vigente. Além disso, o órgão monitora permanentemente essa notificação”.

Ainda segundo o Município, “todos os resultados de testes diagnósticos para detecção da Covid-19 realizados por laboratórios da rede pública, privada, universidades e outros prestadores de serviços devem ser notificados junto ao Ministério da Saúde, no prazo de até 24 horas contadas a partir do resultado do teste, mediante registro e transmissão de informações na Rede Nacional de Dados em Saúde – RNDS”.

Portal GRNEWS © Todos os direitos reservados.

PUBLICIDADE
[wp_bannerize_pro id="valenoticias"]
Don`t copy text!