Minas Consciente muda horário de funcionamento de estabelecimentos e Pará de Minas seguirá regras estaduais

Como o Portal GRNEWS adiantou, na quarta-feira (7), após o Estado manter a macrorregião Oeste na onda roxa até o dia 18 de abril, o Comitê Gestor do Plano de Prevenção e Contingenciamento em Saúde do Covid-19 se reuniu virtualmente. A reunião durou mais de duas horas e nada ficou definido, pois ainda não havia a deliberação do Governo de Minas Gerais com as alterações no plano Minas Consciente.

Após a publicação por parte do Estado, o Comitê voltou a se reunir de forma remota na tarde desta quinta-feira, 8 de abril. Todos os membros participaram e expuseram pontos de vista e fizeram ainda questionamentos ao poder público. O Portal GRNEWS acompanhou a reunião.

Reprodução

Elias Diniz disse que trabalhará uma nova estratégia na vacinação, com intuito de imunizar ainda mais pessoas. Segundo ele, caso o governador Romeu Zema (Novo) envie 30 mil doses de vacina contra a Covid-19 para a cidade, em cinco dias ele consegue aplicar estas doses, já que tem equipes de profissionais para a tarefa.

Sobre a quantidade de pessoas nas filas dos bancos, ele disse que o povo está certo em reclamar, porém, afirmou que o Município e a Polícia Militar não conseguem ficar atrás de mais de 93 mil habitantes.

Nilton Ferreira de Oliveira, presidente da Câmara de Dirigentes Lojistas (CDL) criticou a falta de fiscalização na porta dos bancos e lotéricas. Disse que é preciso tomar providencias urgentes nestes pontos.

Este também foi o questionamento do representante da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB) subseção Pará de Minas, Henrique Altivo. Ele sugeriu que Pará de Minas copie a vizinha Nova Serrana, que colocou tendas na extensão da rua para que as pessoas possam aguardar na fila com distanciamento e cobertas do sol.

Ele e o vereador Marcílio Magela de Souza (MDB) também pediram medidas urgentes na superlotação dos ônibus da Turi, dizendo ainda que é inaceitável a quantidade de pessoas dentro de um só veículo.

Quanto à reabertura das academias, isso não acontecerá neste momento. A hora é de prevenção e cautela, sem contar que o Estado também não liberou o funcionamento destes estabelecimentos.

Por fim, os membros do Comitê votaram por seguir todas as regras do Minas Consciente, que fez alterações que agradaram especialmente o comércio. As vendas continuam por telefone ou outros meios de comunicação, mas o cliente pode buscar a mercadoria nas lojas.

Outra mudança é sobre a restrição da circulação de pessoas entre 20h e 5h. Estão permitidas também reuniões familiares durante a onda roxa, porém, o Governo de MG pediu cautela da população e desaconselhou qualquer tipo de aglomeração ou trânsito desnecessário durante a pandemia.

Durante o dia os consumidores podem retirar produtos no balcão de bares e restaurantes, desde que façam pedidos por telefone ou outro meio de comunicação. Já entre 20h e 5h estes estabelecimentos só podem funcionar por delivery.

Já supermercados e padarias tiveram o horário de funcionamento estendido até as 22 horas.

Veja a íntegra do Decreto Municipal 11.513/2021

Portal GRNEWS © Todos os direitos reservados.

PUBLICIDADE
[wp_bannerize_pro id="valenoticias"]
Don`t copy text!