Mulheres precisam ter coragem para denunciar agressões e violência doméstica, diz delegada

O Dia Internacional da Mulher, comemorado a cada 8 de março, é uma data que divide opiniões. Por um lado é preciso celebrar o quanto as mulheres tem se destacado na sociedade e rompido barreiras, por outro é lamentável a quantidade de feminicídios no Brasil. O número cresce a cada ano.

Um novo levantamento publicado nesta sexta-feira (8) pelo Núcleo de Estudos da Violência da Universidade de São Paulo (USP) e o Fórum Brasileiro de Segurança Pública mostra que o país teve 4.254 homicídios dolosos de mulheres em 2018, redução de 6,7%. Porém deste total, 1.173 são feminicídios, que é quando a vítima é morta apenas por ser mulher. Este número registrado no ano passado é maior que em 2017, o que tem preocupado as autoridades.

Desde 9 de março de 2015 a legislação penaliza mais gravemente homicídios que se encaixam na definição de feminicídio, ou seja, que envolvam “violência doméstica e familiar e/ou menosprezo ou discriminação à condição de mulher”.

A maioria dos casos ocorre por separação ou discussão o casal, é o que também aponta o relatório.

Desde o início de 2019 vários casos de feminicídio são noticiados Brasil afora. O mais recente na região Centro-Oeste de Minas Gerais aconteceu na madrugada de quarta-feira (6) quando uma mulher foi morta com 15 perfurações no pescoço em Bom Despacho. O principal suspeito é o namorado que se suicidou após o crime.

A delegada de mulheres da Delegacia Regional de Polícia Civil em Pará de Minas, Ana Cristina de Oliveira Bicalho Leão, destaca que após a lei do feminicídio e a divulgação de notícias deste tipo, as mulheres estão mais corajosas em denunciar casos de violência doméstica. Elas têm procurado às delegacias solicitando as medidas protetivas para resguardarem seus direitos:


Ana Cristina de Oliveira Bicalho Leão
anacristinamulheres1

Em todo o país durante o Carnaval vários casos de violência doméstica e até mesmo crimes de feminicídio foram registrados. Mesmo não tendo casos relevantes durante o feriado em Pará de Minas, Ana Cristina de Oliveira Bicalho Leão afirma que os números da violência cresceram nos últimos anos.

Destaca que Polícia Civil além de acompanhar a vítima também faz um trabalho específico e direto com o agressor, visando evitar que situações de violência doméstica se repitam:

Ana Cristina de Oliveira Bicalho Leão
anacristinamulheres2

A delegada Ana Cristina de Oliveira Bicalho Leão aproveita a ocasião para deixar um recado a todas as mulheres neste dia que deve ser de valorização do empoderamento feminino:

Ana Cristina de Oliveira Bicalho Leão
anacristinamulheres3

Para denunciar casos de agressões ou violência doméstica contra mulheres a pessoa deve ligar para o telefone 190 da Polícia Militar. O sigilo é garantido.

Portal GRNEWS © Todos os direitos reservados.

PUBLICIDADE
[wp_bannerize_pro id="valenoticias"]
Don`t copy text!