GRNEWS TV: Estacionamento rotativo é visto por vereador como peça-chave para reorganizar o trânsito no Centro de Pará de Minas
Durante participação no videocast Papo com Geraldo Rodrigues, apresentado de segunda a sexta-feira, a partir das 13 horas, pelo canal GRNEWS no YouTube, Gustavo Henrique Duarte Silva, vereador, falou sobre a atuação parlamentar na Câmara Municipal de Pará de Minas.
Quebra-cabeça urbano
Para o vereador, a mobilidade funciona como um quebra-cabeça: o estacionamento rotativo é uma peça que só resolve se estiver alinhado a transporte coletivo, calçadas acessíveis e políticas públicas integradas. Isso exige diálogo com comerciantes e moradores.
Vagas e impacto no comércio
Vagas ocupadas o dia todo por comerciantes ou veículos deixados reduzem a rotatividade. Consumidores optam por bairros com facilidade de estacionamento ou pelas compras online, contribuindo para o fechamento de lojas no centro.
Estímulos e desestímulos
O Faixa Azul atua como estímulo e desestímulo: incentiva o uso do transporte público quando este oferece qualidade e tarifa justa e, ao mesmo tempo, desincentiva a permanência prolongada de veículos, equilibrando opções de deslocamento.
Plano de mobilidade e ordenamento
Para ser eficaz, o rotativo precisa estar previsto num plano de mobilidade integrado ao plano diretor. Sem esse arcabouço, medidas pontuais perdem eficácia; com planejamento, é possível revitalizar o centro e melhorar a circulação.
Assista, deixe o like e se inscreva no canal GRNEWS TV no YouTube:
Portal GRNEWS © Todos os direitos reservados.

