Incêndios florestais se propagam, incomodam população e causam danos ambientais em Pará de Minas

Os incêndios florestais se propagam por vários pontos de Pará de Minas neste período de tempo e vegetação secos. Em quase todos os bairros existem reclamações de cheiro de fumaça e fuligem caindo sobre as residências.

De nada adianta os alertas para que não se iniciem queimadas, tão pouco para denunciar os incendiários que tiram o sossego de muita gente e destroem a fauna ao cometerem crimes ambientais.

Neste mês de agosto, conhecido como o mês dos ventos, a situação fica ainda mais crítica pois o incêndio pode se propagar com maior facilidade, ampliando a área afetada em poucos minutos.

De acordo com o tenente Roger Cornélio, comandante do 1º Pelotão da 2ª Companhia do 10º Batalhão do Corpo de Bombeiros Militar de Minas Gerais (CBMMG), sediado em  Pará de Minas, este período de queimadas deve persistir até o mês de outubro, tendo os meses mais críticos o setembro e outubro:


Roger Cornélio
Roger01

O Corpo de Bombeiros também desempenha vários trabalhos de prevenção, sendo um deles a vistoria e fiscalização dos lotes vagos, aonde acontecem muitos incêndios:

Roger Cornélio
Roger02

Apesar de muito divulgado este problema causado pelas queimadas, as pessoas ainda desafiam e continuam colocando fogo na vegetação e causando problemas para a saúde das pessoas, além de prejudicar a fauna local:

Roger Cornélio
Roger03

Vale ressaltar que o Corpo de Bombeiros não tem um efetivo para ficar disponível apenas com a demanda de queimadas. Há outras chamadas de emergência, além de corporação atender também a cidades da região:

Roger Cornélio
Roger04

Em Pará de Minas, os locais mais críticos de incêndios são nos bairros Senador Valadares, Jardim América, São José (próximo às torres), Serra Verde, além dos novos loteamentos que também trazem riscos em relação aos incêndios florestais.

Atear fogo sem autorização ambiental é uma atividade criminosa e a denúncia pode ser feita através do telefone 190 da Polícia Militar. O crime pode ser enquadrado em pena de 01 a 04 anos de reclusão.

Portal GRNEWS © Todos os direitos reservados.

PUBLICIDADE
[wp_bannerize_pro id="valenoticias"]
Don`t copy text!