Bancada de Minas destinará R$ 15 milhões para pesquisa de vacina contra Covid-19 está em fase avançada na UFMG

O deputado federal Eduardo Barbosa participou nesta quarta-feira (7) da reunião da Bancada de Minas Gerais para definir recursos para a vacina contra a Covid-19 que está sendo desenvolvida pelo Centro de Tecnologia em Vacinas (CTVacinas) da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG).

Segundo Ana Paula Fernandes, uma das coordenadoras do CT Vacinas e professora da Faculdade de Farmácia da UFMG, a vacina em teste obteve 100% de eficácia em animais e está em fase adiantada de pesquisa. “É de suma importância a busca por uma vacina brasileira que previna a Covid-19 para frear a pandemia e as variantes do vírus, ajudar o país a criar as bases para a produção de imunizantes e diminuir os custos com a importação de vacinas”, afirmou.

O deputado Eduardo Barbosa agradeceu a reunião, pois ajudou a bancada de deputados mineiros a compreender melhor os avanços da pesquisa da UFMG. “Nossa Universidade sai na frente com a produção de uma vacina 100% brasileira em Minas Gerais”, parabenizou o deputado.

Divulgação

A bancada mineira vai destinar cerca de R$ 15 milhões para o financiamento da pesquisa da UFMG para o ano de 2021. A reitora da UFMG, Sandra Regina Goulart Almeida, participou do encontro e reforçou a importância de os parlamentares ajudarem a garantir mais recursos para o desenvolvimento da vacina. “Esse é um projeto muito importante para Minas Gerais e para o país. O objetivo é que essa vacina com tecnologia 100% nacional já seja utilizada em 2022”, afirmou a reitora.

Hoje, a UFMG trabalha com sete candidatas vacinais: cinco no CTVacinas, parceria estabelecida entre a UFMG, o Instituto René Rachou da Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz-Minas) e o Parque Tecnológico de Belo Horizonte (BH-TEC), e duas no Instituto de Ciências Biológicas (ICB).

Portal GRNEWS © Todos os direitos reservados.

PUBLICIDADE
[wp_bannerize_pro id="valenoticias"]
Don`t copy text!