Conferência do Idoso discutirá os desafios de envelhecer no século XXI e o papel das políticas públicas

A data e o tema da 5ª Conferência Municipal dos Direitos do Idoso de Pará de Minas foram definidos durante reunião dos integrantes do Conselho Municipal dos Direitos do Idoso (COMID, realizada em 28 de janeiro.

Na ocasião dos conselheiros convocaram a 5ª Conferência Municipal dos Direitos do Idoso com o objetivo de elaborar as propostas e diretrizes da Política Municipal dos Direitos do Idoso.

Também foi criada a comissão organizadora responsável pela realização e organização das conferências livres e da 5ª Conferência Municipal dos Direitos do Idoso, que em 2019 terá como tema central ”Os desafios de envelhecer no século XXI e o papel das políticas públicas”.

A 5ª Conferência Municipal dos Direitos do Idoso será realizada no dia 27 de Março de 2019, das 13h30min às 16 horas, no Salão Nobre do Conselho Central Sociedade São Vicente de Paulo, localizado na Rua Major Manoel Antônio, 131, Centro, em Pará de Minas, conforme a Resolução 01/19 publicada nesta quarta-feira, 6 de fevereiro.

Dados de 2018 do Conselho Municipal dos Direitos do Idoso indicam que o município de Pará de Minas tem mais de nove mil idosos. No último censo do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), a população do município chega a 92 mil habilitantes. Já estimativa populacional anunciada recentemente pelo IBGE aponta que Pará de Minas tem 93.101 habitantes.

Com base nesses números, fica evidente que 10% da população paraminense está idosa. Com o avanço da medicina, hábitos de vida saudáveis, saneamento básico, entre outros fatores, a tendência é de avanço da terceira idade.

Pelas projeções do IBGE, até o ano de 2060 será um idoso em cada quatro brasileiros. Segundo os dados, até o ano de 2039 o número de será superior ao de crianças com até 14 anos de idade.

O Conselho Municipal dos Direitos do Idoso se reúne na Casa dos Conselhos, localizada na Rua Dr. Cândido, 26, Centro. Nesse endereço podem ser feitas denúncias de abusos e maus tratos contra idosos. O telefone de contato é o (37) 3236-3297. Outro órgão que pode ser acionado é o Ministério Público de Minas Gerais (MPMG), por meio de seus representantes na Comarca de Pará de Minas.

Portal GRNEWS © Todos os direitos reservados.

PUBLICIDADE
[wp_bannerize_pro id="valenoticias"]
Don`t copy text!