Açougues terão que se adequar às normas de boas práticas; fiscalizações serão intensificadas em setembro

A partir de setembro o comércio varejista de carne deverá se adequar a uma série de normas proposta pela Secretaria de Estado de Saúde (SES). A Resolução 6693 de 2019 divulgou o Regulamento Técnico de Boas Práticas, explicando como os açougues devem proceder a partir de agora.

São adequações que regulamentam a produção artesanal, como linguiça, carne temperada, almôndega, entre outros. A medida vale para qualquer comércio varejista, inclusive os açougues que funcionam dentro de supermercados.

O objetivo é que o consumidor tenha mais segurança e tranquilidade com o produto alimentício comprado, pois além de ter que cumprir as normas técnicos da Vigilância Sanitária dos municípios passarão a fiscalizar todos os estabelecimentos.

Entre as alterações estão a troca de equipamentos, móveis e utensílios, que devem ser adequados à atividade; infraestrutura física; e higienização e manipulação dos alimentos para minimizar contaminações.

A fiscal da Vigilância Sanitária em Pará de Minas Sílvia Gonçalves disse a reportagem do Portal GRNEWS que os açougues agora serão classificados em A, B e C, e o consumidor deve ficar atento ao que o estabelecimento pode realizar:

Sílvia Gonçalves
silviagoncalvesacougue1


Os fiscais visitarão os açougues de Pará de Minas a partir de setembro e autuar os estabelecimentos que não estiverem adequados às normas. Quem não cumprir pode ser penalizado:

Sílvia Gonçalves
silviagoncalvesacougue2

A Resolução foi aprovada no dia 29 de março e os estabelecimentos têm 180 dias para se adequar, ou seja, a fiscalização tem início em setembro.

No caso de linguiças e carnes temperadas por exemplo, a partir de agora a embalagem deve conter informações como nomes do estabelecimento e produto, data de fabricação e validade, modo de conservação e lista de ingredientes.

Portal GRNEWS © Todos os direitos reservados.

PUBLICIDADE
[wp_bannerize_pro id="valenoticias"]
Don`t copy text!