Não foi algo feliz mas o colégio não deve explicações partidárias, diz diretor sobre dança de professores na Câmara
Desde sexta-feira, 31 de maio, que o assunto mais comentado em Pará de Minas é a dança na mesa do plenário da Câmara Municipal. Durante um aulão preparatório para o Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM), voltado a estudantes do terceiro ano, três professores se empolgaram, subiram na Mesa Diretora da Câmara e dançaram. Aos gritos, os alunos mostraram que gostaram da situação vivida por alguns minutos.
Quando o vereador Daniel de Melo Oliveira (SD) ouviu os gritos, ele foi até o plenário e acabou com a farra. Alguns estudantes filmaram as cenas e postaram nas redes sociais, o que fez com que a dança tomasse grandes proporções e se tornasse o comentário do fim de semana.
O assunto foi pauta também da reunião dos vereadores desta segunda-feira, 3 de junho. O presidente Dilhermando Rodrigues Filho (PSDB) lamentou a situação e afirmou que foi um ato desrespeitoso. Além disso, mostrou uma notificação enviada à escola e a solicitação para que representantes fossem à Câmara Municipal esclarecer os fatos. O que não aconteceu.
Mas nesta terça-feira, 4 de junho, um novo capitulo desta história. Mesmo não comparecendo à coletiva de imprensa na sexta-feira, nem na reunião de segunda, a direção da escola resolveu falar sobre o assunto. Ao Portal GRNEWS o diretor da instituição Marcos Francisco Marques deu sua versão sobre a dança dos professores:
Marcos Francisco Marques
marcosfranciscodanca1
O diretor da escola da rede privada disse ainda que o ato foi infeliz, mas que notou manifestações, especialmente nas redes sociais, de cunho político:
Marcos Francisco Marques
marcosfranciscodanca2
Marcos Francisco disse ainda que aulas preparatórias como a realizada na sexta-feira são famosas no Brasil inteiro pela forma como são ministradas, com alegria e descontração:
Marcos Francisco Marques
marcosfranciscodanca3
Os estudantes que participaram do evento doaram um quilo de alimento não perecível que será doado a instituições da cidade. Para se retratar com a população, a escola doará ainda duas bolsas de estudo para o curso pré-vestibular para cada escola estadual de Pará de Minas.
A direção da escola também enviou o Portal GRNEWS cópia da nota que foi lida durante reunião da Câmara Municipal de Pará de Minas, realizada na noite de segunda-feira, 4 de junho.
Veja a íntegra da nota:
”03 de junho de 2019
Exa. Dilhermando Rodrigues Filho
Com respeitosos cumprimentos, através de sua digníssima pessoa cumprimento todos os Vereadores presentes.
Venho a presença de vossa excelência trazer meu pronunciamento ao ocorrido durante o evento Aulão Show, conforme solicitado por essa casa no ofício recebido de número 323/2019/DPLC.Aulão Showé um evento promovido pelo Colégio Losango desde 2014, para proporcionar ao aluno, que se prepara para o ENEM, uma aula diferenciada, tanto no seu conteúdo quanto em seu formato.
No primeiro ano, o referido evento aconteceu em nosso prédio, mas a demanda passou a ser tão grande que precisei procurar outro local, e até o ano de 2018 aconteceu no auditório do Suntory Hotel. Neste ano de 2019, procurei a direção da Escola Estadual Fernando Otávio, no interesse de solicitar o auditório dessa instituição, pois suas características me atenderia com presteza, entretanto fui informado que o espaço estaria fechado, pois havia chegado uma verba para revitalização do mesmo e obras seriam iniciadas.
Nesse primeiro Aulão Show de 2019, além de nossos alunos do ensino médio e doconvite feito abertamente à população de Pará de Minas, fiz questão de oportunizar a presença de todos os alunos de terceiros anos médio da nossa cidade. O ensino médio é ofertado obrigatoriamente pelo governo estadual, portanto, nosso Colégio convidou todas essas turmas a estarem presente, bem como disponibilizou transporte de ida e volta à escola de origem ao término do referido evento. Totalizando todos esses alunos, o evento contou com a presença ostensiva de aproximadamente 350 jovens, haja visto a ocupação maciça do espaço.
Com relação ao conteúdo, são trabalhados mais de uma disciplina simultaneamente e de forma transversal; os professores dialogam entre si de forma complementar e provocativa, dando margem a novos debates até que uma conclusão pertinente conclua o ciclo de exposição.
Quanto ao seu formato, esta aula precisa ter um diferencial significativo, pois de início já se diferencia de uma aula padrão, pois são três horas ininterruptas de aula, atendendo a um público de uma idade que exige do professor um mise en scène diferente do de uma aula ordinária.
Isto posto, esclareço que em nenhum momento nossos professores ou qualquer funcionário agiu de forma deliberada e/ou intencional a causar dissabor a essa respeitosa casa ou à população de Pará de Minas.Em qualquer momento, a aula ocorrida naquela data foi preconcebida com caráter ofensivo ou partidário, sem interesse algum que não o educacional. Quanto aos “professores dançarem em cima da Mesa de Trabalho da Câmara”, não entendi na oportunidade que estávamos descumprindo nenhum ordenamento, visto que não nos foi passado nenhum protocolo a seguir para a ocasião. Fica aqui os meus sinceros pedidos de desculpas àqueles que se sentiram desrespeitados com tal atitude.
Atenciosamente,
Marcos Francisco Marques
Diretor Colégio Losango Pará de Minas”
Portal GRNEWS © Todos os direitos reservados.