Ampliação da validade da CNH e do número de pontos para perder a habilitação divide opiniões dos paraminenses

Uma notícia dada pelo presidente Jair Bolsonaro (PSL) tem dividido opiniões. O governo federal apresentou um projeto de lei para ampliar a validade da Carteira Nacional de Habilitação (CNH) para 10 anos. Além disso, outra proposta prevê o aumento para 40 pontos a suspensão do documento para dirigir.

Atualmente a CNH tem validade de cinco anos e 20 pontos. Caso o motorista acumular este número ou mais ao longo de 12 meses ele perde a CNH por seis meses, precisa fazer um curso de reciclagem e só então apresenta o certificado ao departamento de trânsito para reaver o documento.

Quanto à mudança na validade, de acordo com a proposta do governo, o intervalo de 10 anos valerá até o motorista completar 50 anos. Depois desta idade, a renovação volta a ser feita a cada cinco anos.

O assunto divide opiniões e a reportagem do Portal GRNEWS foi às ruas ouvir quem de fato viverá as mudanças caso seja aprovada: os motoristas.

Charles Fernando Alves é sucateiro e gostou da proposta do presidente. Ele considera caro renovar a cada cinco anos e acredita que o prazo de 10 também ficará menos burocrático:


Charles Fernando Alves
charlesfernandocnh

Moacir Vieira é motorista e vê prós e contras na mudança. Para ele a CNH valer cinco anos está bom e tem receio quanto a outras pessoas que não estão em plena saúde dirigindo pelas ruas e estradas:


Moacir Vieira
moacirvieiracnh

O instalador de acessórios Renato Samuel dos Santos é a favor da CNH ter validade de 10 anos, mas acredita que é preciso analisar melhor a mudança:


Renato Samuel dos Santos
renatosamuelcnh

O ministro da Infraestrutura Tarcísio Freitas enviou ao Palácio do Planalto a proposta e o documento segue para avaliação do Congresso Nacional.

Além da idade máxima de 50 anos, há outros requisitos para que o motorista renove a CNH a cada dez anos. Entre elas indícios de deficiência física, mental ou progressividade de doença que diminuem a capacidade do condutor farão com que o documento seja trocado a cada cinco anos.

Outra questão que deve começar a ser discutida em breve é o fim da obrigatoriedade do uso de simuladores para tirar a CNH e a continuidade ou não da placa padrão Mercosul.

Portal GRNEWS © Todos os direitos reservados.

PUBLICIDADE
[wp_bannerize_pro id="valenoticias"]
Don`t copy text!