Vereador que já perdeu uma irmã vítima de Dengue alerta para alta alarmante de casos em Pará de Minas. Covid-19 também preocupa
A alta de casos de Dengue em Pará de Minas é muito preocupante. O município enfrenta mais uma epidemia da doença e pessoas com casos suspeitos lotam as Unidades Básicas de Saúde (UBSs), a Unidade de Pronto Atendimento (UPA 24 horas), o ponto de atendimento do Ambulatório Médico de Especialidades (AME), e a Ala Pediátrica da UPA 24 horas, que funciona no Hospital Municipal Padre Libério (HMPL).
Como o número de casos aumentam a cada dia, a Secretaria Municipal de Saúde instalou em um imóvel localizado em frente ao Hospital Municipal Padre Libério, o Centro de Atendimento à Dengue. O objetivo é desafogar a UPA 24 horas, que atenderá somente casos de urgência e emergência.
O assunto também foi destacado durante reunião da Câmara Municipal de Pará de Minas pelo vereador e presidente da Comissão de Saúde do Legislativo, Carlos Roberto Lázaro (Podemos).
Ele disse ao Portal GRNEWS que percorreu várias unidades de saúde do município, juntamente com outros integrantes da Comissão, e constataram aumento alarmante dos atendimentos de pessoas com sintomas de Dengue, Febre Chikungunya e Covid-19:
Carlos Roberto Lázaro
denguecarlos1
O presidente da Comissão de Saúde do Legislativo já perdeu uma irmã no ano de 2023, que teve a Dengue como causa de sua morte, aproveita para alertar a população de Pará de Minas a colaborar no combate ao mosquito Aedes aegypti, transmissor da doença. Também cobra exemplo da Prefeitura de Pará de Minas, que precisa limpar seus terrenos, como um existente nas imediações da Unidade Básica de Saúde do Bairro João Paulo II, que está tomado pelo mato:
Carlos Roberto Lázaro
denguecarlos2
O vereador Carlos Roberto Lázaro também apresentou Requerimento nº 266 de 2024, que foi aprovado, durante a reunião da Câmara Municipal de Pará de Minas, realizada em 27 de fevereiro, solicitando a presença do coordenador da Vigilância em Saúde Ambiental, da Secretaria Municipal de Saúde, Douglas Felipe de Carvalho Duarte, para se pronunciar na Tribuna do Legislativo, e explicar as ações do Plano Municipal de Contingência para o enfrentamento das Arboviroses.
Portal GRNEWS © Todos os direitos reservados.