GRNEWS TV: Abelhas, amor e a batalha pela confiança e desmistificação do mel da agroindústria familiar

Durante participação no videocast Papo com Geraldo Rodrigues, apresentado de segunda a sexta-feira, a partir das 13 horas, pelo canal GRNEWS no YouTube, Yuri Guilherme de Paula, Fiscal Assistente Agropecuário do IMA, Mauricio Fernandes Lacerda e Cintia Alves Fernandes Lacerda, proprietários da Imperial Mel, falaram sobre o processo de cadastro e registro da agroindústria familiar.

A paixão e os desafios da apicultura: além do mel doce
A vida no campo, especialmente para quem trabalha com apicultura, é um desafio diário. Carregar caixas de abelhas em morros, capturar enxames em locais de difícil acesso e lidar com o risco de ferroadas são parte da rotina. Mesmo com o uso de equipamentos de segurança, o perigo está sempre presente. Contudo, é o amor e a dedicação que movem esses produtores. O reconhecimento do consumidor, com elogios à qualidade do produto, enche o coração de alegria e valida todo o esforço e sacrifício.

A chancela da segurança: a importância do registro
Ao adquirir produtos de origem animal, como o mel, a busca por selos de inspeção como o do Instituto Mineiro de Agropecuária (IMA), Serviço de Inspeção Federal (SIF) ou Serviço de Inspeção Municipal (SIM) é crucial. Essa chancela garante a origem comprovada do produto e atesta que ele passou por processos tecnológicos fiscalizados e acompanhados, assegurando a segurança alimentar do consumidor. A presença do número de registro da agroindústria no rótulo, como o “Agroindústria cadastrada no IMA-GIP “, seguido do número do registro, facilitando ao consumidor a rastreabilidade e a confiança.

Quebrando mitos: o rótulo como identidade e garantia
No universo do mel, persiste um mito: o de que produtos rotulados e vendidos em supermercados não são naturais, sendo vistos como “industrializados” por muitos consumidores mineiros. Essa percepção é um pré-conceito, como destaca o representante da educação sanitária do IMA. É fundamental desmistificar essa ideia. O rótulo é a identidade do produto, sua certidão de nascimento. Ele indica a origem, o produtor e a fiscalização, garantindo que o alimento passou por todo um processo de segurança e qualidade. Um produto sem rótulo é um produto clandestino, sem as garantias necessárias. Para quem ainda duvida, a informação de registro no rótulo pode ser verificada diretamente no site do IMA, reforçando a transparência e a confiança.

Assista, deixe o like e se inscreva no canal GRNEWS TV no YouTube:

Portal GRNEWS © Todos os direitos reservados.

PUBLICIDADE
[wp_bannerize_pro id="valenoticias"]
Don`t copy text!