Conta de luz mais cara não agrada paraminenses; veja dicas para economizar

Desde segunda-feira, 1º de julho, a conta de energia elétrica está mais cara. O comunicado foi feito pela Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel) que informou a bandeira tarifária amarela nos próximos meses. Com a medida, o acréscimo é de R$ 1,50 a cada 100 quilowatts-hora consumidos.

Até junho a bandeira utilizada foi a verde, onde não há acréscimo. A amarela se deve à estiagem de chuvas. É que a previsão, segundo a Aneel, é de vazões abaixo da média e tendência de redução de níveis dos reservatórios. Com isso há necessidade de utilizar as termelétricas.

Mais uma vez os mineiros terão que mexer no bolso. É que no fim de maio houve aumento de 6,93% para os consumidores residenciais. Segundo a Aneel o reajuste é para compensar os custos da Cemig com a compra de energia. Mas o curioso é que a concessionária apresentou balanço do primeiro trimestre deste ano e comemorou aumento de 72% no lucro líquido da empresa. O faturamento foi de R$ 797 milhões só nos três primeiros meses de 2019.

Somente no ano passado, o reajuste médio na conta de luz dos consumidores mineiros foi de 23,19% e a expectativa é que até o fim deste ano, o aumento chegue perto disso.

Nas ruas a população se diz indignada com os aumentos, já que o salário não reajusta tanto assim. Flávio Augusto é operador de máquinas e não gostou de ter que pagar mais cara pela luz a partir de agora:


Flávio Augusto
flavioaugustoluzmaiscara1

O motorista João Batista também não concorda com o novo reajuste e se sente prejudicado com tantos aumentos consecutivos:


João Batista
joaobatistaluzmaiscara1

Com a luz mais cara o jeito é encontrar algumas formas de economizar e o reajuste não pesar tanto assim no bolso. E aqui vão algumas dicas.

Especialistas apontam que evitar a proximidade da geladeira com o fogão ou com áreas expostas ao sol ajuda a não gastar tanta energia elétrica.

A porta d geladeira também não deve ficar por muito tempo aberta.

O freezer deve ser descongelado periodicamente e as grades que ficam atrás da geladeira não devem ser usadas para secar panos e calçados.

Tem dica ainda pra usar a máquina de lavar. Só ligue o equipamento com toda a capacidade. A dosagem de sabão em pó deve ser usada conforme as especificações pra não precisar repetir o enxague e para passar as roupas o ideal é acumular uma grande quantidade e fazer o trabalho de uma só vez. Isso também ajuda a economizar.

Portal GRNEWS © Todos os direitos reservados.

PUBLICIDADE
[wp_bannerize_pro id="valenoticias"]
Don`t copy text!