Parceria viabilizará apreensão, implante de chip e castração de 20 cães e 5 gatos por dia no CCZ de Pará de Minas
No dia 30 de janeiro de 2019 o Conselho Municipal de Saúde aprovou o projeto do Centro de Controle de Zoonoses São Francisco de Assis (CCZ) e implantação do Programa para Controle Populacional de Cães e Gatos. Além disso, foi criada uma comissão especial para acompanhar o trabalho realizado no CCZ de Pará de Minas.
Desde então a Secretaria Municipal de Saúde tem feito parcerias para adequar o CCZ às normas, promovendo mudanças na estrutura do imóvel que agora conta com um centro cirúrgico e uma sala para banho e tosa.
O número de animais nas ruas de Pará de Minas é reclamação antiga dos moradores. Além das doenças que podem ser transmitidas aos humanos, muitos cães são agressivos o que causa medo em muita gente. Por isso o controle populacional dos animais é importante.
Segundo estimativas da própria Prefeitura de Pará de Minas, há cerca de 13 mil cães e gatos soltos nas ruas da cidade. Estes animais serão recolhidos, castrados e terão um chip implantado em seus corpos para rastreabilidade a partir de 1º de julho. Um Termo de Ajustamento de Conduta (TAC) foi firmado entre Município, Ministério Público de Minas Gerais (MPMG) e Ama Pangéia, parceira do projeto.
A expectativa é que sejam realizadas 20 castrações diariamente no Cento de Controle de Zoonoses como explica o prefeito Elias Diniz (PSD):
Elias Diniz
eliasdinizccz1
O poder público fará sua parte quanto à castração e conta com a população para que não abandone os animais nas ruas. Um trabalho de conscientização também será realizado:
Elias Diniz
eliasdinizccz2
A Ama Pangéia entrou com recursos para compra de materiais a serem usados no processo de castração dos animais. Mas não ficará só nisso segundo o presidente da entidade Kenede Antônio dos Reis que destacou a importância de projetos de conscientização. Um trabalho educativo será feito especialmente com crianças:
Kenede Antônio dos Reis
kenedeantonioccz1
A sociedade civil também foi convidada para integrar o projeto e a representante é a protetora animal e advogada, Silvânia Shirley Rodrigues, que está animada com o programa que enfim sairá do papel. Ela espera ainda que a população tenha consciência e pare de abandonar animais nas ruas:
Silvânia Shirley Rodrigues
silvaniashirleyccz
A expectativa é inicialmente trabalhar apenas com os animais de rua, incluindo os que já estão no CCZ. Feiras de adoção também serão realizadas e caso um paraminense adote um cão ou gato e depois o abandone, ele será responsabilizado criminalmente.
A reforma do Centro já está pronta e a Ama Pangéia comprou os insumos e equipamentos necessários para a castração. A partir disso a Secretaria Municipal de Saúde fará as licitações para continuar comprando os materiais e castrando cães e gatos de rua.
Portal GRNEWS © Todos os direitos reservados.