Novo LIRAa aponta queda no índice de infestação do Aedes aegypti em Pará de Minas

Ao menos três vezes ao ano, o Departamento de Combate a Endemias da Secretaria Municipal de Saúde realiza o Levantamento Rápido de Índices para Aedes aegypti (LIRAa). Um método simples que obtém rapidamente os indicadores do mosquito na cidade, sabendo quais bairros tem maior número de focos e quais ações são mais eficazes em cada região do município.

Um programa define os imóveis que serão visitados pelos agentes, que coletam os materiais para análise.

O primeiro LIRAa realizado em Pará de Minas em 2022 teve resultado preocupante, com índice de infestação de 5,1. Como o Ministério da Saúde preconiza até 0,9% como índice satisfatório, os números do primeiro levantamento colocaram o município em situação de alerta pelo risco de surto.

Algumas ações foram realizadas e um novo LIRAa foi realizado na última semana. O resultado agradou, após tantos esforços, com índice atual caiu para 2,2% de infestação em todo o município.

Nos bairros Cores de Minas, JK, Vila Maria e Vila Raquel foram encontrados maior número de focos. Para o chefe da Vigilância Ambiental, Adailton Antônio Moreira, a população deve continuar atenta e vigilante:


Adailton Antônio Moreira

adailtonliramaio1

O chefe da Vigilância lembra ainda que um resultado melhor que o primeiro LIRAa não significa relaxar e deixar acumular água nos quintais. Bastam 10 minutos por semana para eliminar de vez o Aedes aegypti:

Adailton Antônio Moreira
adailtonliramaio2

Quem quiser denunciar possíveis criadouros do Aedes aegypti pode entrar aplicativo da Prefeitura e fazer a denúncia, inclusive com fotos ou vídeos. Além disso, pode ligar na Vigilância em Saúde no telefone (37) 3231-7722 e passar o endereço completo.

Portal GRNEWS © Todos os direitos reservados.

PUBLICIDADE
[wp_bannerize_pro id="valenoticias"]
Don`t copy text!