Pará de Minas está entre as 25 cidades que mais investem em cultura e preserva o patrimônio em MG

O Município de Pará de Minas tem se destacado no setor cultural ao longo dos anos. Ações de preservação ao patrimônio histórico e artístico, incentivo às artes e às referências culturais têm feito com que a cidade se sobressaia em relação a outras ainda mais antigas.

Exemplo disso é o resultado divulgado recentemente pela Secretaria de Estado de Cultura por meio do Instituto Estadual do Patrimônio Histórico e Artístico de Minas Gerais (IEPHA-MG). Técnicos analisaram 3.500 pastas com documentação enviada pelos municípios mineiros e no total, 804 cidades receberam uma pontuação após a análise.

Pará de Minas obteve 16,48 pontos, ficando na frente de cidades históricas famosas do estado como Pitangui que teve 13,15 e Tiradentes com 14,20 pontos.

O resultado é um esforço em conjunto da Secretaria e do Conselho Municipal do Patrimônio Cultural que colocaram em prática as políticas públicas de proteção ao patrimônio. Como um reconhecimento a este trabalho o governo criou o ICMS Patrimônio Cultural onde os municípios recebem, através do programa, um incentivo à preservação.

Para alcançar este resultado a Secretaria teve que se readequar e reestruturar alguns setores para que pudesse se destacar no estado como explica o secretário de Cultura e Comunicação Institucional Paulo Duarte:

Paulo Duarte
pauloduarteicmscultural1


Em 2017 Pará de Minas estava em 34º lugar no estado e após muitas ações subiu nove posições, passando para 25ª posição. A pontuação é importante porque quanto maior, mais o município recebe através do ICMS Patrimônio Cultural. A expectativa é que em 2021 receba cerca de R$450 mil:

Paulo Duarte
pauloduarteicmscultural2

O Conselho Deliberativo Municipal do Patrimônio Cultural de Pará de Minas é o responsável por enviar toda a documentação para o IEPHA-MG e requer muito estudo e análise criteriosa, como explica o vice-presidente do Conselho e diretor de Cultura, José Roberto Pereira:

José Roberto Pereira
joserobertoicmscultural1

Para comprovar o que é realizado no município, é preciso enviar ao IEPHA-MG comprovantes diversos, declarações, copias, fichas de inventário, laudos do estado de conservação dos bens, relatórios, fotografias, filmagens. Tudo que comprove o que a cidade tem feito para preservar o patrimônio histórico e incentivar as artes.

Portal GRNEWS © Todos os direitos reservados.

PUBLICIDADE
[wp_bannerize_pro id="valenoticias"]
Don`t copy text!