Donos de vans escolares reclamam de vistoria em veículos parados e sugerem fiscalização quando as aulas recomeçarem

As aulas suspensas tanto na rede municipal, como na estadual e particular, fez a prestação de um serviço também ser adiado por tempo indeterminado. As vans escolares estão paradas desde o fim de março, quando decretos municipais e estaduais paralisaram as aulas.

No fim de abril, os proprietários de vans de Pará de Minas fizeram uma manifestação pela cidade, conforme publicado pelo Portal GRNEWS. Sem ter nenhuma renda, eles tentaram pressionar os bancos e financeiras a flexibilizarem o pagamento do financiamento dos veículos. Mesmo em meio a pandemia do novo coronavírus, eles continuam pagando as mensalidades, que em sua maioria tem valor alto.

Ainda com atividades suspensas, os motoristas foram até a Câmara de Vereadores no início de maio pedir apoio ao Legislativo. Por meio de um documento solicitaram isenção de impostos e cestas básicas à Prefeitura. Os vereadores prometeram ajudar.

Já na segunda-feira (22) o Departamento de Trânsito e Transportes da Prefeitura de Pará de Minas iniciou a vistoria nos veículos que transportam passageiros na cidade. Novamente os proprietários de vans se pronunciaram.

Nesta quinta-feira, 25 de junho, o departamento pretende vistoriar veículos de aplicativos, vans e micro-ônibus escolares. Os proprietários de vans não gostaram dessa ideia, já que segundo eles fizeram a primeira vistoria em janeiro e trabalharam apenas 40 dias no primeiro semestre.

Agora terão novamente que fazer uma vistoria e ficar parados pois não há uma data determinada para retorno às aulas. Esta segunda fiscalização do ano é gratuita porém a reclamação dos proprietários é que a vistoria só traz segurança quando é realizada próxima ao início das aulas e os veículos continuam rodando, como explica o motorista Cláudio Araújo:

Cláudio Araújo
claudioaraujovistvans1


O Portal GRNEWS entrou em contato com o Departamento de Trânsito e Transportes para saber se a vistoria das vans realmente acontecerá nesta quarta-feira (24) ou será adiada, sendo realizado quando for determinado o início das aulas.

Em nota a assessoria de comunicação informou que o Departamento esclarece que a vistoria para o segundo semestre de 2020 é obrigatória para todos os veículos que realizam o transporte público de passageiros em Pará de Minas. O proprietário que submeter o seu veículo a ela e for identificado problema em algum dos itens observados na inspeção terá prazo para regularizar a situação e apresentá-lo novamente para confirmação da solução, como acontece em todas as vistorias.

No caso dos prestadores de serviço de transporte escolar, o agendamento da vistoria foi feito para que possam participar com maior tranquilidade, evitando que sejam pegos de surpresa pelo anúncio do início das aulas, sem tempo hábil para as correções que poderão ser indicadas na inspeção. Caso eles tenham que tomar alguma providência em relação a consertos ou a outras medidas, poderão fazê-las até um dia antes da data marcada para a retomada das aulas.

Portal GRNEWS © Todos os direitos reservados.

PUBLICIDADE
[wp_bannerize_pro id="valenoticias"]
Don`t copy text!