Enquanto prefeitura estuda construção do IML em Pará de Minas, HNSC adequa sala para realização de necropsia

O prefeito Elias Diniz (PSD) já disse ao Portal GRNEWS que avalia, juntamente com a equipe de arquitetos e engenheiros da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Urbano, a elaboração de projeto visando a construção do Instituto Médico Legal (IML) em Pará de Minas.

O município já contou com esse serviço de necropsia em locais improvisados, até que não foi mais possível mantê-lo. Com isso, quando alguém de Pará de Minas e até mesmo da microrregião morre em situação suspeita, é necessário remover o corpo até o IML do Município de Betim, onde é realizada a necropsia.

Para a família da vítima esse processo representa muito sofrimento. Afinal, é preciso levar o corpo até o IML em Betim e somente após a análise feita pelos peritos, o corpo é liberado para o funeral. E com a quantidade de trabalho, em alguns casos a liberação demora cerca de 36 horas, o que para a família é angustiante.

Atento a esta situação, o vereador e vice-presidente da Mesa Diretora da Câmara Municipal de Pará de Minas, Sérgio Martins Vargas (MDB), afirma ter conversado sobre o assunto com o provedor do Hospital Nossa Senhora da Conceição (HNSC), Maurício Silva Jardim.

A boa notícia, é que o HNSC já tem uma sala adequada, onde poderão ser realizados exames de necropsia. A má é que ainda precisa de entendimento entre os órgãos envolvidos para a utilização do espaço. Em seguida contratar profissionais, como médico legista, para executar este trabalho que seria muito benéfico para população de Pará de Minas e da microrregião:


Sérgio Martins Vargas
sergionecropsia1

Como membro da reserva da Polícia Militar de Minas Gerais (PMMG), o vereador também chama atenção para outro problema sério que precisa ser resolvido. O processo é demorado e toma muito tempo dos policiais militares em Pará de Minas. As equipes precisam ficar até um turno inteiro de serviço aguardando o deslocamento do rabecão da Perícia Técnica da Polícia Civil de Betim até o local onde o corpo estiver. Nesse período em que preservam o corpo e o cenário onde ele está, os militares deixam de atender outras ocorrências. Isso gera grande preocupação, considerando que o efetivo de nossas forças de segurança em Minas Gerais está bastante reduzido:

Sérgio Martins Vargas
sergionecropsia2

O prefeito Elias Diniz (PSD) já afirmou ao Portal GRNEWS que uma das possibilidades é a construção da sede do IML no mesmo terreno, onde estão sendo executadas as obras no novo Cemitério Parque da Serra, no Bairro Nossa Senhora de Fátima.

O secretário Municipal de Desenvolvimento Urbano Dimitri Gonçalves de Morais também disse ao Portal GRNEWS que a Prefeitura de Pará de Minas está trabalhando para tentar solucionar este problema o quanto antes.

Portal GRNEWS © Todos os direitos reservados.

PUBLICIDADE
[wp_bannerize_pro id="valenoticias"]
Don`t copy text!