Pará de Minas zera fila para mamografias às vésperas de começar o Outubro Rosa

A notícia é excelente e muito comemorada pelo secretário Wagner Magesty e por toda equipe da Secretaria Municipal de Saúde. Ele disse ao Portal GRNEWS que o relatório mais recente, sobre exames de mamografia para prevenir ou diagnosticar o câncer de mama, confirma que a fila está zerada em Pará de Minas.

Em um passado recente as mulheres paraminenses se queixavam bastante da distância a ser percorrida até o Município de Brumadinho, onde eram realizados os exames de mamografia. Por esta razão em alguns anos chegaram a sobrar exames.

Posteriormente a Prefeitura de Pará de Minas inaugurou o Ambulatório Médico de Especialidades (AME), no Bairro Senador Valadares, e também firmou convênio com a Instituição de Cooperação Intermunicipal do Médio Paraopeba (ICISMEP) para a instalação de um mamógrafo naquela unidade de saúde.

O resultado dessa parceria foi a ampliação dos exames. Tanto que na campanha Outubro Rosa de 2021, visando a prevenção ao câncer de mama, a Secretaria Municipal de Saúde ofertou somente naquele mês 500 exames de mamografia.

De lá para cá os atendimentos continuaram e fila de espera foi zerada em Pará de Minas, como afirma o secretário municipal de Saúde, Wagner Magesty:


Wagner Magesty
wagnermamografias1

Para o secretário esta é uma grande conquista para a saúde em Pará de Minas, principalmente se considerarmos que até pouco tempo não havia um mamógrafo disponível para atender as mulheres paraminenses.

Ele também antecipou ao Portal GRNEWS que a Secretaria Municipal de Saúde abriu negociação para firmar convênios com o Hospital Luxemburgo e o Instituto Mário Pena, de Belo Horizonte, para facilitar o tratamento daquelas que porventura forem diagnosticadas com o câncer de mama:

Wagner Magesty
wagnermamografias2


Além de atender as mulheres de Pará de Minas, o secretário municipal de Saúde Wagner Magesty afirma que é perfeitamente possível ofertar o exame para outros municípios da microrregião.

Essas mamografias se encaixariam na cota extra, além do que é disponibilizado para a demanda em Pará de Minas. Acrescenta que as duas técnicas que operam o mamógrafo são profissionais da ICISMEP.

Portal GRNEWS © Todos os direitos reservados.

PUBLICIDADE
[wp_bannerize_pro id="valenoticias"]
Don`t copy text!