Saúde prorroga vacinação contra a poliomielite em Pará de Minas e destaca novidade na imunização contra o HPV

Devido a baixa adesão o Ministério da Saúde prorrogou a campanha de vacinação contra a poliomielite até o dia 30 de setembro, visando aumentar a cobertura vacinal e a adesão da população à vacina.

Dados do ministério mostram que até 5 de setembro, somente 35% das crianças na faixa etária entre 1 e 5 anos de idade foram vacinadas contra a poliomielite. O Brasil está muito longe de atingir a meta da campanha que é alcançar uma cobertura igual ou maior que 95% neste público.

As doses da vacina contra a poliomielite ou paralisia infantil estão disponíveis nas unidades de saúde Pará de Minas e a adesão também está longe da meta estipulada pelo Ministério da Saúde.

A enfermeira responsável pelo setor de imunização da Secretaria Municipal de Saúde, Érica Regina da Silva, avalia os dados da campanha até agora no município e alerta aos pais ou responsáveis para a importância da vacina, que estará disponível até o dia 30 de setembro:


Érica Regina da Silva
ericavacinapro1

Ela também anuncia novidade na imunização contra o HPV para os meninos na faixa etária de 9 anos completos a menores de 15 anos. E com a prorrogação da Campanha Nacional de Multivacinação esta é uma oportunidade para os pais atualizarem os cartões de vacinas dos filhos:

Érica Regina da Silva
ericavacinapro2

Ainda sobre a vacina contra a paralisia infantil, a baixa cobertura vacinal observada no Brasil contra a doença nos últimos anos é motivo de muita preocupação para os especialistas em saúde. Eles avaliam que nestas circunstâncias, caso as metas não sejam atingidas, existe um grande risco de reintrodução do vírus no país.

A poliomielite é a causadora da paralisia infantil e pode matar. A doença já foi uma das doenças mais temidas no mundo. Porém, com a vacinação, o Brasil deixou de apresentar casos da doença desde 1989, tendo recebido, em 1994, um certificado de eliminação da doença. No entanto, com a baixa cobertura vacinal e problemas relacionados à vigilância epidemiológica e condições sociais, o Brasil voltou a figurar como um país de grande potencial para a volta da doença.

Sobre a Poliomielite
A poliomielite ou pólio é uma doença contagiosa aguda causada por um vírus que vive no intestino, chamado poliovírus, que pode infectar crianças e adultos por meio do contato direto com fezes ou com secreções eliminadas pela boca das pessoas infectadas e provocar ou não paralisia. Nos casos graves, em que acontecem as paralisias musculares, os membros inferiores são os mais atingidos. A falta de saneamento, as más condições habitacionais e a higiene pessoal precária constituem fatores que favorecem a transmissão do poliovírus.

A doença não tem cura e provoca uma paralisia irreversível nos membros inferiores. E se agravada pode provocar paralisia dos músculos respiratórios. Especialistas alertam que a taxa de morte causada pela doença é alta. Acrescentam que a única forma de prevenção possível para a doença é a vacinação.

Portal GRNEWS © Todos os direitos reservados.

PUBLICIDADE
[wp_bannerize_pro id="valenoticias"]
Don`t copy text!