Socorrista alerta motoristas para redobrar cuidados no trânsito durante o período chuvoso
Ao longo dos anos as estatísticas mostram que o sistema nacional de trânsito é um dos maios violentos do mundo. O Brasil é campeão mundial em acidentes de trânsito e os números são cada vez mais assustadores.
Curta a página do Portal GRNEWS no Facebook Siga o Portal GRNEWS no twitter
Imperícia ao volante, falhas mecânicas e imprudências estão entre os fatores que contribuem para o grande número de sinistros. Com a chegada do período chuvoso a situação é ainda mais preocupante nas rodovias.
A falta de atenção e, principalmente a imprudência, são os maiores causadores de tragédias. Com algumas estradas em boas condições de uso e até duplicadas, a alta velocidade e as manobras de riscos são vistas em todos os trechos.
Especialmente os motociclistas devem redobrar a atenção no tráfego de veículos, pois estão expostos a muitos riscos. Todos os anos os acidentes de moto são responsáveis por invalidez e mutilação de membros.
Marcos Campolina, coordenador da equipe de resgate voluntário Anjos do Asfalto, em Pará de Minas, ressalta a importância de tomar os devidos cuidados com poças de água e óleo na pista:
Marcus Campolina
marccamp_acd1
O socorrista afirma que as falhas mecânicas são mínimas na grande maioria dos acidentes. Marcos Campolina explica que muitos condutores confiam demasiadamente nos veículos novos e cometem abusos:
Marcus Campolina
marccamp_acd2
No caso de acidentes de trânsito a primeira medida a ser tomada é a sinalização de área com galhos de árvore, pisca-alerta de carros, entre outros. O segundo passo é acionar o Corpo de Bombeiros ou outra equipe de resgate.
As pessoas que não possuem treinamento de primeiros socorros nunca devem fazer o resgate das vítimas, pois se houver lesões elas poderão ser agravadas. O recomendado é conversar com ela e tentar tranquiliza-la até que o socorro chegue ao local.
Portal GRNEWS © Todos os direitos reservados.