Com disparada de casos e saúde colapsando, Pará de Minas proíbe consumo de bebidas alcoólicas e eventos

O Comitê Gestor do Plano de Prevenção e Contingenciamento em Saúde da Covid-19 se reuniu novamente na manhã desta segunda-feira, 31 de maio, para definir o novo decreto que trata das medidas de prevenção à Covid-19 na cidade.

Diante do atual cenário, o Comitê se reuniu de forma online, onde cada membro pôde expor suas ideias. O Portal GRNEWS acompanhou o encontro virtual.


De acordo com o prefeito Elias Diniz (PSD), as duas últimas semanas são preocupantes pelo número de casos confirmados e mortes em decorrência da Covid-19. A intenção é aumentar as restrições para que a população não fique nas ruas. Elias Diniz lembrou que basta dar algumas voltas nas ruas da cidade para ver o relaxamento total da população em relação às medidas de prevenção.

Destacou ainda que várias transferências foram realizadas neste fim de semana de ambulância, pois o sistema de saúde de Pará de Minas está quase colapsando.

Elias Diniz também citou a volta às aulas. No fim de semana cerca de 1.500 profissionais da educação se cadastraram para receber a vacina e assim que as doses chegarem, o Município inicia a imunização deste público. Quando esta vacinação começar, a cidade poderá fazer uma programação do início das aulas, que será pelo Infantil e Ensino Fundamental I.

O Município recebeu uma Nota Técnica do Governo de Minas Gerais, que foi lida pelo procurador-geral Hernando Fernandes da Silva. O documento orienta toda a macrorregião Oeste, da qual Pará de Minas faz parte, a proibir o consumo de bebidas alcoólicas em locais públicos e comerciais; esportes coletivos; e eventos de qualquer natureza.

O secretário Municipal Wagner Magesty também se pronunciou sobre a situação da Covid-19 em Pará de Minas. Destacou que a cidade vive a onda roxa do Minas Consciente, em relação ao número de casos e ocupação dos leitos de UTI e clínicos.

Atualmente, além da falta de leitos, não há também médicos e isso foi sentido no sábado (29) na cidade. Dependendo do caso do paciente, o profissional precisa acompanhar a transferência.

Nesta segunda-feira (31), 15 pacientes estão internados no Hospital Municipal Padre Libério (HMPL), sendo oito em leitos clínicos, quatro intubados e três nos leitos semi-intensivos. Já no Hospital Nossa Senhora da Conceição (HNSC) são 44 internados.

Lembrou ainda que os profissionais estão exaustos e não conseguem mais atender a demanda, que cresce a cada dia, ressaltando que apenas 13% da população paraminense está imunizada.

Após todas as considerações, os membros votaram pelas mudanças no atual decreto.

Válido até 7 de junho, o novo decreto seguiu as recomendações da nota técnica enviada pelo Governo de Minas Gerais. Em Pará de Minas fica proibido o consumo de bebidas alcoólicas em locais públicos e estabelecimentos comerciais; esporte coletivo e eventos de qualquer natureza.

Portal GRNEWS © Todos os direitos reservados.

PUBLICIDADE
[wp_bannerize_pro id="valenoticias"]
Don`t copy text!