Descarte incorreto de máscara pode ajudar na propagação do novo coronavírus e biomédica dá dicas

Os brasileiros, que não tinham costume de andar por aí de máscaras, tornou o equipamento o melhor amigo nas últimas semanas. Com a obrigatoriedade do uso, surgiram novos modelos e o jeito foi se adaptar à nova moda, que ajuda a proteger do novo coronavírus.

Mas infelizmente, como o uso é ainda novo para a maioria das pessoas, tem quem joga o equipamento em qualquer lugar, inclusive na rua.

Recentemente o Portal GRNEWS conversou com a coordenadora do Setor de Limpeza Urbana da Engesp, responsável pela coleta de lixo e limpeza das ruas de Pará de Minas, e Denise Alves Costa Azevedo confirmou uma tendência que segue em muitos países. Os paraminenses estão jogando as máscaras nas ruas e o descarte é feito incorretamente também dentro das residências.

Isso pode facilmente contaminar quem trabalha no setor de limpeza. Como não sabem que ali, dentro do saco, há uma máscara que pode estar contaminada, eles pegam o lixo e quem separa os resíduos dá de cara com o equipamento.

Para explicar como descartar e higienizar corretamente as máscaras, o Portal GRNEWS ouviu a biomédica Rafaela de Oliveira Silva. Ela cita inicialmente a importância do descarte correto, para evitar contaminar outras pessoas:

Rafaela de Oliveira Silva
rafaelaolivdesccormasc1

Arquivo Pessoal/Rafaela de Oliveira Silva

Mas como fazer o descarte correto da máscara descartável? A biomédica recomenda que o equipamento não deve ser jogado em qualquer lugar, e sim no lixo do banheiro. E antes de qualquer ação, deve ser amarrado dentro de um saquinho para evitar contaminação:

Rafaela de Oliveira Silva
rafaelaolivdesccormasc2

A máscara de tecido ganhou o coração dos brasileiros. Elas vêm em vários modelos, estampas e até mesmo se tornaram acessórios para deixar o look mais bonito.

Os usuários deste tipo de máscara também devem ter atenção redobrada com o jeito de retirar o equipamento e a lavagem:

Rafaela de Oliveira Silva
rafaelaolivdesccormasc3

O Portal GRNEWS também publicou uma reportagem especial , na qual a biomédica Rafaela de Oliveira Silva deu dicas importantes sobre como usar corretamente a máscara e os tipos recomendados para cada setor da sociedade.

Portal GRNEWS © Todos os direitos reservados.

PUBLICIDADE
[wp_bannerize_pro id="valenoticias"]
Don`t copy text!