Paraminenses recebem visitas e orientações da equipe de combate a Dengue e dos agentes de Saúde

A Secretaria Municipal de Saúde, após a declaração de Situação de Emergência em Saúde Pública devido ao novo coronavírus (COVID-19) e à Dengue, criou um Comitê Técnico. É ele quem decide ações e medidas de combate ao Aedes aegypti e ao aumento no número de casos do COVID-19 em Pará de Minas.

Entre as ações recomendadas foi a de continuação dos serviços dos agentes de Combate a Endemias e os Comunitários de Saúde. O trabalho destes profissionais é fundamental neste momento de crise. Os agentes continuam fazendo as visitas domiciliares mas antes passaram por capacitações, que os orientou para o trabalho em campo.

No momento em que Pará de Minas já registra 1.413 casos notificados de Dengue, outros cinco de Zika vírus e três de Febre Chikungunya, o trabalho dos agentes de Combate a Endemias é importante para continuar orientando e fiscalizando a população que infelizmente ainda mantém criadouros do Aedes aegypti em seus imóveis.

Os agentes realizam as visitas no intuito de identificar e tratar quimicamente os focos do mosquito. Depois orientam os moradores em relação às medidas de proteção e preenchem a Ficha de Visita Domiciliar. O coordenador do setor Adailton Antônio Moreira pede mais uma vez que a população colabore:

Adailton Antônio Moreira
adailtonantcontfisc1


Novamente ele pede que os moradores, maioria em quarentena dentro de suas residências, tire 10 minutos por semana para avaliar possíveis criadouros do mosquito nos quintais e até mesmo dentro das casas:

Adailton Antônio Moreira
adailtonantcontfisc2

Os agentes Comunitários de Saúde fazem parte da Atenção Primária à Saúde e por isso são parte da Equipe da Saúde da Família. Eles atuam junto a médicos, enfermeiros e os profissionais multidisciplinares.

Segundo a responsável pelo setor, Ana Carolina Campolina, as visitas ultimamente são de monitoramento das famílias:

Ana Carolina Campolina
anacarolcontfisc1


Houve ainda orientações a todos os agentes devido o novo coronavírus:

Ana Carolina Campolina
anacarolcontfisc2

Os chefes dos setores orientam a população que todos os agentes estão uniformizados e com crachá. Ao chegar nas residências eles também se identificam e caso o morador tenha dúvidas pode ligar na Secretaria no número (37) 3233-5800.

Portal GRNEWS © Todos os direitos reservados.

PUBLICIDADE
[wp_bannerize_pro id="valenoticias"]
Don`t copy text!