Confirmada data de inauguração do Centro de Especialidades Odontológicas em Pará de Minas

Em junho de 2018 foi feita a licitação para reforma e adequação da Policlínica Municipal Nossa Senhora da Piedade localizada na Praça Galba Veloso, bairro Nossa Senhora das Graças. A empresa vencedora cobrou o valor de R$59.354,39 para realizar a obra. Dois andares do local vão abrigar o Centro de Especialidades Odontológicas (CEO), com dois consultórios odontológicos, recepção, triagem e setor de especialidades.

Serviços como endodontia, cirurgia de estomatologia com ênfase no diagnóstico e detecção precoce do câncer bucal, periodontia e assistência especializada a pessoas portadoras de alguma deficiência serão ofertados no CEO através do Sistema Único de Saúde (SUS).

Atualmente, a Secretaria Municipal de Saúde possui 30 consultórios odontológicos, onde cinco estão instalados na Policlínica e os outros nas Unidades Básicas de Saúde do município, incluindo distritos como Ascensão, Tavares de Minas, Torneiros e Carioca.

Levantamento da Secretaria mostra que mensalmente cerca de 800 pacientes passam pela primeira consulta nestes consultórios e mais de 5.200 são atendidos mensalmente. Além disso, outras 1.200 pessoas são atendidas em caráter de urgência.

Casos mais complexos não eram realizados no município e o paciente tinha que se deslocar até Nova Serrana, que tem convênio com Pará de Minas, para fazer o tratamento. Mas de acordo com o secretário municipal de Saúde, Paulo Duarte, a partir de 12 de abril esta situação vai mudar:

Paulo Duarte
pauloduarte_ceo1


Há expectativa em criar no bairro Senador Valadares um complexo de saúde. Ali já estão instalados a Unidade de Pronto Atendimento Municipal (UPA), a base do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU), Departamento de Vigilância em Saúde, o setor de Tratamento Fora de Domicílio (TFD) e a sede do Consórcio Intermunicipal de Saúde do Alto Rio Pará (Cispará).

A administração municipal quer levar para o prédio onde seria o centro Viva a Vida e Hiperdia – programas do governo estadual que nem existem mais – o Centro de Atenção à Saúde da Mulher e da Criança (CASMUC) e a Policlínica.

Por isso a administração municipal não realizou no local todas as obras necessárias para a implantação do CEO como acessibilidade, que será feita posteriormente à transferência da Policlínica. Ainda segundo Paulo Duarte o quadro de profissionais do Centro de Especialidades Odontológicas já foi preenchido:

Paulo Duarte
pauloduarte_ceo2

O Centro de Especialidades Odontológicas funcionará a partir do dia 15 de abril de 2019. Inicialmente custeado apenas com recursos do município.

Quando a administração provar através de documentos que o serviço é realizado no município, é que o Sistema Único de Saúde (SUS) passa a pagar parte dos serviços.

Em relação à transferência da Policlínica Nossa Senhora da Piedade para o novo complexo de saúde, a expectativa da prefeitura é que aconteça ainda este ano.

O prédio onde ela funciona atualmente abrigará a Unidade Básica de Saúde do bairro Nossa Senhora das Graças.

Portal GRNEWS © Todos os direitos reservados.

PUBLICIDADE
[wp_bannerize_pro id="valenoticias"]
Don`t copy text!