Sorteio define jogos da primeira fase da Copa do Brasil. Veja os confrontos

A CBF realizou ontem (30) o sorteio dos 40 confrontos da primeira fase da Copa do Brasil 2024. O evento foi realizado na sede da entidade, e contou com a apresentação de Lizandra Trindade e Anne Barreto. A data base para os jogos é 21 de fevereiro. A Diretoria de Competições da CBF divulgará posteriormente a tabela detalhada.

A definição dos duelos levou em consideração os critérios previamente estabelecidos pelo Departamento de Competições da CBF. Os 80 clubes classificados para a Primeira Fase foram divididos em oito potes, com dez equipes em cada, identificados de A até H, seguindo o Ranking Nacional de Clubes (RNC). Os dez times melhores ranqueados integraram o pote A, os dez seguintes ocuparam o pote B e assim por diante até chegar ao pote H. Os 40 confrontos sorteados respeitaram a seguinte regra: A x E, B x F, C x G e D x H.

O primeiro confronto sorteado foi entre clubes do pote E e do pote A, que foram identificados como Grupo 1. O confronto seguinte definido foi entre clubes do pote D e H, correspondente ao Grupo 2. Equipes dos potes B e F e C e G representam os Grupos 3 e 4, respectivamente. Os vencedores dos Grupos 1 e 2 se enfrentam na segunda fase da competição. A regra se repete aos times dos Grupos 3 e 4 e assim sucessivamente.

O formato dos duelos será em jogo único, com o mandante sendo o time com posição inferior no Ranking Nacional de Clubes. Vitórias simples garantem o time na próxima fase da competição mais democrática do Brasil, e o time visitante tem a vantagem do empate.

A edição de 2024 da Copa do Brasil conta com nove equipes estreantes: Água Santa-SP, Amazonas-AM, Audax-RJ, Capital-TO, Grêmio Sampaio-RR, Itabuna-BA, Manauara-AM, Olaria-RJ e Petrolina-PE.

Confira os 40 confrontos da Copa do Brasil 2023:

Chave 1
Sousa (PB) x Cruzeiro (MG)

Petrolina (PE) x Cascavel (PR)

Chave 2
Anápolis (GO) x Tombense (MG)

Nova Venécia (ES) x Botafogo (SP)

Chave 3
Cianorte (PR) x Corinthians (SP)

Olaria (RJ) x São Bernardo (SP)

Chave 4
Humaitá (AC) x Sampaio Corrêa (MA)

Maranhão (MA) x Ferroviário (CE)

Chave 5
Fluminense (PI) x Fortaleza (CE)

Manauara (AM) x Retrô (PE)

Chave 6
Porto Velho (RO) x Remo (PA)

River (PI) x Ypiranga (RS)

Chave 7
Real Noroeste (ES) x Cuiabá (MT)

Audax Rio (RJ) x Portuguesa (RJ)

Chave 8
Treze (PB) x ABC (RN)

Grêmio Sampaio (RR) x Brusque (SC)

Chave 9
Maringá (PR) x América (MG)

Independente (AP) x Amazonas (AM)

Chave 10
Operário (MS) x Operário (PR)

Villa Nova (MG) x Aparecidense (GO)

Chave 11
Moto Club (MA) x Bahia (BA)

Portuguesa Santista (SP) x Caxias (RS)

Chave 12
Trem (AP) x Sport (PE)

Murici (AL) x Confiança (SE)

Chave 13
Marcílio Dias (SC) x Vasco (RJ)

Água Santa (SP) x Jacuipense (BA)

Chave 14
São Luiz (RS) x Ituano (SP)

Costa Rica (MS) x América (RN)

Chave 15
União (MT) x Atlético (GO)

Real Brasília (DF) x São Raimundo (RR)

Chave 16
Rio Branco (AC) x CRB (AL)

Athletic (MG) x Volta Redonda (RJ)

Chave 17
Águia de Marabá (PA) x Coritiba (PR)

Capital (TO) x Tocantinópolis (TO)

Chave 18
Operário VG (MT) x Criciúma (SC)

Itabaiana (SE) x Brasiliense (DF)

Chave 19
ASA (AL) x Internacional (RS)

Itabuna (BA) x Nova Iguaçu (RJ)

Chave 20
Iguatu (CE) x Juventude (RS)

Ji-Paraná (RO) x Paysandu (PA)

Antes do início do sorteio, o Presidente da CBF, Ednaldo Rodrigues, parabenizou os 92 times pela classificação para a competição mais democrática do país e ressaltou que a premiação para a edição de 2024 será ainda maior que a de 2023.

“Essas 92 equipes têm um compromisso de empolgar seus torcedores, de fazerem uma competição com muita disciplina, combate à violência nos estádios, fora dos estádios, juntamente com os seus presidentes de federações, e com respeito a todos, principalmente a qualquer tipo de discriminação”, reforçou.

“Em 2023, tivemos o recorde de premiação em todas as fases da competição e, em 2024, esse recorde será quebrado. Desde a primeira fase até a finalíssima, são mais receitas para os clubes participantes e a gente deseja que possam fazer investimentos, principalmente na gestão e na qualificação técnica de seus elementos, para que também possamos ter um recorde de torcedores na Copa do Brasil”, acrescentou.

A partir da terceira Fase, os confrontos terão jogos de ida e volta e haverá a entrada de 12 equipes, classificadas de acordo com o Regulamento Específico da Competição: Fluminense, Palmeiras, Grêmio, Atlético-MG, Flamengo, Botafogo, Bragantino, Ceará, Goiás, Vitória, Athletico, além do São Paulo, atual campeão da Copa do Brasil.

Fluminense, São Paulo, Palmeiras, Grêmio, Atlético-MG, Flamengo, Botafogo e Bragantino conquistaram a vaga pela participação na Libertadores de 2024. O Ceará está na Copa do Brasil graças ao título da Copa do Nordeste, mesmos casos do Goiás e a Copa Verde e o Vitória com o Brasileirão Série B. Já o Athletico se garantiu pela colocação no Brasileirão Série A 2023. Com informações da Assessoria de Comunicação da CBF.

PUBLICIDADE
[wp_bannerize_pro id="valenoticias"]
Don`t copy text!