IMA pretende imunizar 55 mil bovinos e bubalinos em Pará de Minas durante campanha contra a febre aftosa

O Instituto Mineiro de Agropecuária (IMA) realiza a partir deste domingo, 1º de novembro, a segunda etapa anual de vacinação contra a febre aftosa. O objetivo é preservar a saúde dos rebanhos. Nesta fase devem ser imunizados bovinos e bubalinos de zero a 24 meses.

Em todo o estado cerca de 10 milhões de animais devem ser imunizados até o dia 30 de novembro. Além de manter o rebanho vacinado, o Brasil mantém, com a campanha, o reconhecimento internacional de zona livre com vacinação, que é obtido junto à Organização Mundial de Saúde Animal (OIE).

A febre aftosa é causada por um vírus contagioso e que traz grandes prejuízos aos produtores rurais.


Em Pará de Minas o escritório seccional do IMA é o responsável por orientar os produtores e fiscalizar. As revendas da vacina já começaram a receber a visita dos técnicos, como contou ao Portal GRNEWS o chefe do escritório Lucas Silva Jardim:

Lucas Silva Jardim
lucassjfebaft21

A vacina de dois ml deve ser comprada em estabelecimentos credenciados pelo IMA e conservada em temperatura entre dois e oito graus, desde o momento da compra até a hora de vacinar.

Lucas Silva Jardim destaca que esta etapa é mais tranquila pois menos animais são imunizados:

Lucas Silva Jardim
lucassjfebaft22

O produtor deve imunizar o rebanho até o dia 30 de novembro mas pode declarar a vacinação ao IMA até 10 de dezembro. Como no início do ano, esta declaração também será feita pela internet devido às recomendações de enfrentamento ao novo coronavírus. Haverá possibilidade de declarar presencialmente, porém o produtor precisa estar atento se o escritório de sua região está aberto:

Lucas Silva Jardim
lucassjfebaft23

O produtor que não vacinar os animais está sujeito a multa de R$ 92,79 por cabeça. A declaração de vacinação também é obrigatória e o produtor que não fizer até 10 de dezembro recebe multa de R$ 18,55 por cabeça.

Para fazer a declaração basta entrar no site do IMA ou caso tenha cadastro, no Portal de Serviços do Produtor.

O chefe do escritório seccional do IMA Lucas Silva Jardim participou recentemente do Papo com Geraldo Rodrigues – PGR – programa exibido de segunda a sexta-feira de 13 às 15 horas no canal grnewsnoticias no Youtube. Ele falou sobre a vacinação da febre aftosa e também de outros assuntos. Aproveite para se inscrever no canal e ficar por dentro de todas as novidades.

Portal GRNEWS © Todos os direitos reservados.

PUBLICIDADE
[wp_bannerize_pro id="valenoticias"]
Don`t copy text!