Moraes amplia monitoramento e determina vistoria em veículos e área externa da casa de Bolsonaro
O ministro Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal (STF), reforçou as medidas de monitoramento da casa do ex-presidente Jair Bolsonaro, que está em prisão domiciliar em Brasília. A decisão, tomada neste sábado (30), autoriza a vistoria em veículos e a intensificação da vigilância na área externa da residência.
A medida segue um parecer do procurador-geral da República, Paulo Gonet, que se manifestou contra a permanência de agentes federais dentro da casa de Bolsonaro. Gonet, no entanto, foi favorável ao reforço da segurança nas imediações do imóvel, o que foi acatado por Moraes.
Vistorias e julgamento no STF
Com a nova determinação, a Polícia Penal do Distrito Federal será responsável pelo monitoramento presencial na área externa da casa e nas divisas com imóveis vizinhos, locais considerados de risco para uma possível fuga.
Além disso, Moraes autorizou a vistoria no interior e porta-malas de todos os veículos que deixarem a residência do ex-presidente. Essas vistorias deverão ser registradas, com a identificação de veículos, motoristas e passageiros, e as informações serão enviadas ao STF diariamente.
Bolsonaro cumpre prisão domiciliar com tornozeleira eletrônica desde o início de agosto, após o ministro entender que ele violou medidas cautelares ao fazer postagens em redes sociais de terceiros. A situação do ex-presidente será avaliada na próxima terça-feira (2), quando a Primeira Turma do STF irá julgar ele e mais sete aliados, réus na investigação sobre uma suposta trama golpista.
A defesa de Bolsonaro negou que ele tivesse a intenção de fugir do país, após a Polícia Federal ter encontrado em seu aparelho celular um rascunho de um pedido de asilo político para ser apresentado ao presidente da Argentina, Javier Milei. Com informações da Agência Brasil
Portal GRNEWS © Todos os direitos reservados.


