Fibromialgia é uma doença que causa dores por todo o corpo e afeta 7 em cada 10 mulheres

Você já ouviu falar em fibromialgia? É uma doença em que a pessoa sente dores por todo o corpo e que acomete principalmente as mulheres. De cada 10 pacientes, 7 a 9 são do sexo feminino, e o motivo é a relação com os hormônios.

Ainda não se sabe exatamente como a doença surge, mas está associada ao funcionamento do sistema nervoso central, causando também fadiga, distúrbios do sono, dores de cabeça, depressão e ansiedade. Por ser bem intensa, pode até mesmo incapacitar o paciente, que sente tantas dores que não consegue sair de casa.

De acordo com dados da Sociedade Brasileira de Reumatologia, a doença afeta 3% da população brasileira, principalmente as mulheres que tem entre 30 e 55 anos.

Para saber mais sobre a fibromialgia e porque tem crescido o número de casos no mundo, a reportagem do Portal GRNEWS conversou com a médica especialista em Reumatologia Camila Coelho Bittencourt. Ela destaca os sintomas da doença que causa dores que podem durar meses:

Camila Coelho Bittencourt
camilacoelhofibromialgia1

Diagnosticar precocemente a doença ajuda no tratamento adequado do paciente mas o profissional não tem um exame para o auxiliar, por isso ele identifica os pontos dolorosos para então sugerir o melhor tratamento para a pessoa com fibromialgia:

Camila Coelho Bittencourt
camilacoelhofibromialgia2

Cada caso é analisado individualmente, mas a atividade física é indicada para quase 100% dos pacientes:

Camila Coelho Bittencourt
camilacoelhofibromialgia3

Entre as atividades físicas indicadas estão o pilates, hidroginástica, ioga e até musculação. Não há uma cura para a doença, porém a combinação entre medicação, exercícios e controle do estresse podem aliviar os sintomas e ter uma vida normal.

É importante ainda procurar um profissional reumatologista para melhor diagnostico da doença. E lembre-se: quanto mais começar o tratamento, mais tempo poderá viver e melhor!

A reumatologia Camila Coelho Bittencourt atende na Clinmed Medicina Especializada, localizada na Avenida Presidente Vargas, 164, Vila Raquel, em Pará de Minas.

Consultas podem ser agendadas pelo telefone é o (37) 3231-6020. A Clinmed oferece descontos especiais para associados Jadapax Cuidar, Copasa Saúde e atende usuários dos convênios Unimed e Amil.

Portal GRNEWS © Todos os direitos reservados.

PUBLICIDADE
[wp_bannerize_pro id="valenoticias"]
Don`t copy text!