Alunos se dedicam exclusivamente aos estudos em busca de boas notas no Enem e vagas nos cursos pretendidos

Nos dias 3 e 10 de novembro milhões de jovens tem um compromisso importante que pode mudar o futuro deles. Nestas datas serão aplicadas as provas do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), porta de entrada das principais universidades, faculdades e centros tecnológicos do país. Mais de 5,8 milhões de alunos se inscreveram.

As provas acontecem, novamente, em dois domingos. Este ano no primeiro dia serão aplicadas as provas de Linguagens, Código e suas tecnologias, Redação e Ciências Humanas e suas tecnologias, com duração de 5h30.

Já no dia 10 de novembro é a vez das questões de Ciências da Natureza e suas tecnologias e Matemáticas e suas tecnologias, com duração de 5 horas.

Se antes os candidatos estavam firmes nos estudos, na reta final a dedicação é quase que exclusiva. E deve ser assim, como explica a vice-diretora de uma instituição de ensino de Pará de Minas, Tânia Hanke.

Além de adquirir conhecimento, os estudantes também devem ter noções de como é a prova e por isso eles participam de simulados. Neles o que aprenderam pode ser colocado em prática, mas principalmente eles veem como administrar o tempo de prova:


Tânia Hanke
taniahankeenem1

A escola trabalha não só o ensino como também o psicológico dos estudantes. De nada adianta eles terem o conhecimento se durante a prova ficam nervosos ou pessimistas, como explica Tânia Hanke:

Tânia Hanke
taniahankeenem2

Há dois anos Mateus Silva Gontijo fez o Enem para ter uma ideia de como é a prova e o estilo das questões. Conseguiu ter um bom resultado o que o animou ainda mais.

Agora o futuro engenheiro eletrônico do Centro Federal de Educação Tecnológica de Minas Gerais (CEFET-MG) pretende se empenhar nos estudos para realizar seu sonho:


Mateus Silva Gontijo
mateussilvaenem

Maria Eduarda Ferreira Menezes tem 17 anos e está no terceiro ano do ensino médio. Este será um ano decisivo na vida dela que pretende cursar medicina na Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG). A jovem está confiante pois desde pequena se prepara pra este momento:


Maria Eduarda Ferreira Menezes
mariaeduardaenem

Em 21 edições o Enem já recebeu quase 100 milhões de inscrições e o resultado viabiliza o acesso à educação superior por meio do Sistema de Seleção Unificada (Sisu), Programa Universidade para Todos (Prouni) e instituições de Portugal, além do apoio estudantil via Fundo de Financiamento Estudantil (Fies).

Portal GRNEWS © Todos os direitos reservados.

PUBLICIDADE
[wp_bannerize_pro id="valenoticias"]
Don`t copy text!