Mudança na divulgação do boletim sobre casos de COVID-19 gera polêmica e secretário quer mais clareza nos dados
Diariamente a Secretaria Municipal de Saúde divulga os números de casos suspeitos, confirmados e descartados em Pará de Minas. O intuito é manter a população atualizada dos dados e baseado nestes números é possível flexibilizar o isolamento de alguns setores ou criar novas medidas de distanciamento social.
Porém o boletim divulgado na tarde de quarta-feira (29) gerou questionamentos em boa parte da população, que não entendeu o que significavam aqueles números que em 24 horas mudaram completamente.
O informe mostrou que 318 pessoas estavam recuperadas de COVID-19 ou de síndromes gripais, enquanto outros 89 casos permanecem suspeitos. Esta nova forma de mostrar a situação do novo coronavírus em Pará de Minas gerou muitas críticas, especialmente nas redes sociais, principalmente porque nem todos foram testados para confirmar ou não a infecção por COVID-19.
Para saber o que de fato aconteceu, o Portal GRNEWS conversou com o secretário Municipal de Saúde Wagner Magesty que se disse surpreso quando recebeu o boletim virtual:
Wagner Magesty
wagnemagbolet1
Seguindo as recomendações da Organização Mundial de Saúde (OMS), o Município deve notificar todos os casos que apresentam qualquer síndrome gripal.
O novo boletim que passa a ser divulgado a partir desta quinta-feira (30) trouxe informações também sobre os confirmados, que são os casos notificados testados positivo para COVID-19; os descartados que testaram negativos e que serão atribuídos a partir de agora em recuperados.
O secretário garantiu que a partir de agora os boletins serão mais claros e simples:
Wagner Magesty
wagnemagbolet2
No boletim também constará o número de casos recuperados que são aqueles notificados testados ou não testados para COVID-19, confirmados e descartados que cumpriram o isolamento, quarentena de no mínimo 14 dias e não apresentaram mais sintomas gripais; e ainda os acompanhados que estão sob apoio da rede de saúde monitorados pelas equipes através do tele monitoramento 24 horas por dia.
Até ontem (29), o Município notificou 412 casos suspeitos para COVID-19.
Portal GRNEWS © Todos os direitos reservados.