Equoterapia ofertada gratuitamente em Pará de Minas traz independência e eleva autoestima de pacientes

A equoterapia é um tipo de terapia realizada com a utilização de cavalos que serve para estimular o desenvolvimento da mente e do corpo. Indivíduos com deficiências ou necessidades especiais como síndrome de Down, paralisia cerebral, derrame, esclerose múltipla, hiperatividade, autismo e pessoas muito agitadas estão entre as principais indicações para o tratamento.


Em Pará de Minas o Centro de Equoterapia Fernando de Melo Franco, que homenageia Fernando Boiadeiro, entusiasta do agronegócio, especialmente quando se falava em cavalos, presta um grande serviço à toda sociedade.

Através de um convenio com a Prefeitura, 60 pacientes são atendidos atualmente por profissionais. No Parque de Exposições Francisco Olivé Diniz é que eles fazem o tratamento que estimula a sensibilidade, melhora postura, equilíbrio e tônus muscular, aumenta a autoestima e também a autoconfiança, e permite o desenvolvimento da coordenação motora.

Os tratamentos iam bem mas em março veio a pandemia do novo coronavírus e os atendimentos foram suspensos por três meses. Mas como o adiamento não fazia bem para os pacientes, o fisioterapeuta Orlando Inácio Almeida Silva decidiu retomar os trabalhos tomando todas as medidas de precaução:


Orlando Inácio Almeida Silva

orlandoiasequo1

Orlando Inácio destaca que a equoterapia deve ser aliada a outros tratamentos para que o paciente consiga melhorar cada vez mais. E paralisar tudo de uma vez, devido a pandemia, poderia causar problemas às crianças e adultos que tem melhorado graças ao tratamento:

Orlando Inácio Almeida Silva
orlandoiasequo2

Ronivaldo Francisco da Silva é um deles. Há dois o motorista aposentado começou a fazer equoterapia. Ele desenvolveu a Síndrome de Guillain-Barré, uma doença que o sistema imunológico ataca os nervos e causa paralisias.


Quando chegou para o tratamento, Ronivaldo Francisco ia de cadeira de rodas levado pelo irmão. Hoje chega em seu carro, dirigindo e empolgado, quer voltar a fazer muito mais:

Ronivaldo Francisco da Silva
ronivaldoequo1

Os atendimentos para a equoterapia são encaminhados pelo Centro Especializado de Reabilitação Física, Visual e Intelectual (CER III) da Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais (APAE). Quem quiser mais informações pode ligar no telefone (37) 3231-5414.

Portal GRNEWS © Todos os direitos reservados.

PUBLICIDADE
[wp_bannerize_pro id="valenoticias"]
Don`t copy text!