Dia D contra o Sarampo em 15 unidades de saúde de Pará de Minas; vacine-se

Minas Gerais já registrou em 2019, 120 casos de sarampo, todos estes confirmados. Quatro casos no primeiro trimestre e desde junho o número de suspeitos aumentou. Já são 1867 notificações em 276 municípios. Destes, 1120 foram descartados e 627 continuam em investigação.

O sarampo é uma doença viral, grave, transmissível por meio da tosse, espirros e até mesmo respiração, e altamente contagiosa. Inicialmente, o paciente que contraiu a doença tem febre e manchas avermelhadas pelo corpo, seguido por complicações respiratórias e até problema na visão. Além disso, há crises de tosse, coriza, conjuntivite e até fotofobia, que é a aversão à luz.

Desde 7 de outubro, o Ministério da Saúde promove a Campanha Nacional de Vacinação. Na primeira etapa foram imunizadas crianças de seis meses a menores de cinco anos.

Segundo o Governo Federal, a cobertura vacinal de crianças com uma dose, até agora, está em 90,21% e 83,25% das crianças já receberam as duas doses da vacina.

A segunda etapa teve início no dia 18 de novembro e vai até este sábado, 30. Nesta, são vacinados jovens entre 20 e 29 anos.

O Dia D está marcado para sábado, 30 de novembro, e em todo o país, Unidades Básicas de Saúde (UBS) estarão abertas em horário especial.

A Secretaria de Estado de Saúde estima que nesta faixa etária da segunda etapa, 1.412.123 jovens ainda não estão imunizados contra a doença. A maioria (964.473) entre 25 e 29 anos. É importante ressaltar que a vacina tríplice viral está disponível para toda a população que tem entre 6 meses e 49 anos em todas as UBS, durante todo o ano.

Em Pará de Minas nem todas as UBS estarão abertas no sábado. A coordenadora de imunização a Secretaria Municipal de Saúde, Érica Regina da Silva, confirmou ao Portal GRNEWS que a Policlínica e as unidades dos bairros Santos Dumont, Dom Bosco, JK, Serra Verde, Walter Martins, São Cristóvão, Providência, João Paulo II, Grão-Pará e Recanto da Lagoa funcionarão durante todo o dia.

As unidades dos distritos de Ascensão, Tavares de Minas, Torneiros e do bairro Matinha também estarão abertas no dia 30 de novembro.

É importante que todos levem o Cartão de Vacina para avaliação dos técnicos. Quem não tiver, pode ir até a UBS assim mesmo, pois receberá a dose e um novo cartão.

Portal GRNEWS © Todos os direitos reservados.

PUBLICIDADE
[wp_bannerize_pro id="valenoticias"]
Don`t copy text!