Comerciantes reclamam de moradores de rua que importunam população na Praça Padre José Pereira Coelho

A Praça Padre José Pereira Coelho, localizada no Centro de Pará de Minas, é considerada a mais antiga de Pará de Minas, pois era nela que estava instalada a antiga Matriz.

Hoje é ponto de encontro de várias gerações. Possui um palco onde, especialmente aos sábados, são apresentados shows e também está instalada a feirinha de artesanato, que funciona nas sextas-feiras e também aos sábados.

No entorno da praça estão food trucks que ajudam a movimentar o local à noite e fins de semana.

Mas nas últimas semanas a imagem da praça é outra: vários moradores de rua se alojaram no local e tem atrapalhado as vendas do comércio localizado ao redor da praça, além de amedrontar a população que passa por ali.

São homens e mulheres que carregam malas e várias sacolas. Eles dormem no palco instalado na praça e segundo quem passa pelo local é uma algazarra o tempo inteiro. Além de pedirem ajuda financeira, eles promovem algumas festinhas. Recentemente, segundo os comerciantes, teve até churrasco em cima de um dos bancos fixos da praça.

Situação que já ficou incontrolável, como contou um comerciante que falou com a reportagem do Portal GRNEWS, mas preferiu não ser identificado publicamente, por medo de retaliação:

Comerciante
comerciantepraca1

Segundo os comerciantes, recentemente um morador de Santa Catarina ficou na praça por mais de dois meses. Ele estava em um carro, estacionou em frente às lojas e ficava o tempo inteiro dentro do veículo. Eles não sabem quem é o homem e o que ele fazia na cidade, daí a preocupação. Os empresários temem também por assaltos:

Comerciante
comerciantepraca2

O Centro POP é o local indicado para receber estes moradores de rua, porém eles têm atendimento somente durante o dia. É na Secretaria Municipal de Assistência e Desenvolvimento que estas pessoas conseguem, por exemplo, a passagem de volta para sua terra natal. Mas é preciso fazer um levantamento sobre quem são, de onde vieram e porque continuam nas ruas de Pará de Minas.

A reportagem do Portal GRNEWS entrou em contato com a assessoria de comunicação da Prefeitura de Pará de Minas para saber se o Município tem feito ou fará algo em relação a estas pessoas.

Em nota a Secretaria Municipal de Assistência e Desenvolvimento Social informou que “por meio do Centro Pop, acompanha diariamente as pessoas em situação de rua na cidade, inclusive as que usam a Praça Padre José Pereira Coelho como abrigo. Nas abordagens sociais os profissionais oferecem os serviços disponibilizados pela Prefeitura no Centro Pop, como alimentação, banho e oficinas, por exemplo, mas grande parte das pessoas dispensam receber ajuda.”

Sabe-se ainda que em breve estes moradores deverão ser retirados da praça. É que a Associação Empresarial de Pará de Minas (Ascipam) começou a montar a decoração para o Natal de Luz e Sonhos e a Padre José Pereira Coelho é a praça principal onde ficam instalados presépios gigantes e a casinha do Papai Noel. A associação deve resolver este impasse em breve.

Portal GRNEWS © Todos os direitos reservados.

PUBLICIDADE
[wp_bannerize_pro id="valenoticias"]
Don`t copy text!