Biblioteca Pública conta com acervo de mais de 30 mil títulos para agradar paraminenses de todos os gostos

O Dia Nacional do Livro é comemorado em 29 de outubro. Uma data de celebração de uma das invenções mais importantes do ser humano, que ensina, relaxa e faz viajar sem sair do lugar.

A data é uma homenagem à fundação da Biblioteca Nacional do Livro em 1810 pela Coroa Portuguesa. Na época, conta a história, que Dom João VI trouxe ao Brasil milhares de peças da Real Biblioteca Portuguesa, criando então a Biblioteca Nacional do Brasil em 29 de outubro daquele ano.

Mas antes o país já editava seus próprios livros. Em 1808 foi fundada a Imprensa Régia, mesmo assim a maioria dos exemplares lidos por aqui vinha da Europa. Foi só pelos anos de 1930 que surgiu a indústria editorial do Brasil.

Mas e tantos anos depois, como está a leitura neste país? Dados da pesquisa Retratos da Leitura mostram o brasileiro lê em média 2,43 livros por ano. O estudo revela ainda que entre as motivações que impulsionam os leitores estão o gosto pela leitura, atualização cultural, distração, crescimento pessoal e exigência escolar.

Em Pará de Minas existe há 59 anos a Biblioteca Pública Municipal Professor Mello Cançado. No primeiro pavimento está o acervo do infantil até o adulto, passando por vários gêneros, e claro os livros em braile, muito procurados na cidade.

Já no segundo andar fica o setor de pesquisa, onde muita gente, mesmo com toda a tecnologia, recorre aos livros para ter certeza de conhecimento.

Por aqui são mais de 30 mil títulos que são devorados pelos paraminenses de todas as idades, como disse a reportagem do Portal GRNEWS, a gerente Fernanda Samla:

Fernanda Samla
fernandasamladialivro1


Como a Fernanda Samla explicou, os paraminenses gostam de ler e sempre recorrem à Biblioteca para conferir exemplares novos e até mesmo lançamentos. Mesmo em um mundo tecnológico, onde tudo está na palma das mãos com os smartphones, pegar o livro e sentir o cheiro das páginas continua agradando muita gente:

Fernanda Samla
fernandasamladialivro2

E quem ainda não tem a carteirinha da biblioteca para pegar o livro gratuitamente, pode e deve procurar a Biblioteca o quanto antes:

Fernanda Samla
fernandasamladialivro3

A Biblioteca Pública Municipal Professor Mello Cançado está localizada na Praça Torquato de Almeida, nº 26, Centro de Pará de Minas. Os telefones pra mais informações são (37) 3231-7783 e (37) 3231-7780.

Portal GRNEWS © Todos os direitos reservados.

PUBLICIDADE
[wp_bannerize_pro id="valenoticias"]
Don`t copy text!