Pará de Minas promove Dia D de Vacinação Antirrábica em cães e gatos nas UBSs e com Vacimóvel no Parque do Bariri

A Campanha de Vacinação Antirrábica em Pará de Minas terá início com o Dia D de imunização em cães e gatos, neste sábado, 31 de agosto. A exceção da Unidade Básica de Saúde (UBS) Nossa Senhora das Graças, todas as demais UBSs da área urbana e das comunidades rurais estarão abertas.

A raiva animal causa a morte de humanos e dos animais em quase 100% dos casos diagnosticados. Por isso, a importância da vacinação antirrábica para a proteção dos cães e gatos e por consequência das pessoas.

A secretária municipal de Saúde, Ana Clara Teles Meytre, informa que todas as Unidades Básicas de Saúde estarão abertas durante dois sábados, a começar no próximo 31 de agosto. Além disso, o Vacimóvel estará no Parque do Bariri para imunizar cães e gatos contra a raiva animal:


Ana Clara Teles Meytre
raivaana1

O médico-veterinário, Oscar Leitão, cita quais os animais devem ser vacinados e para quais o imunizante é contraindicado. Reforça as datas da Campanha de Vacinação Antirrábica nas áreas urbana e rural do município. Também alerta aos tutores de cães e gatos, que vacina contra a raiva animal só será disponibilizada no Centro de Controle de Zoonoses São Francisco de Assis (CCZ), em caso de sobras:


Oscar Leitão
raivaoscar1

A raiva é uma doença perigosa, que atinge todos os mamíferos. Causada por um vírus e sendo infecciosa, mata quase 100% dos pacientes infectados, por isso é preciso cuidado e atenção.

O vírus se aloja nas glândulas salivares do animal doente, causando agressividade. Quando o animal morde outro ou até mesmo um humano, passa o vírus adiante.

A doença não tem cura e segundo médico veterinários, quando os sintomas aparecem é tarde demais. Com isso, apenas a vacinação pode livrar o animal da raiva.

Portal GRNEWS © Todos os direitos reservados.

PUBLICIDADE
[wp_bannerize_pro id="valenoticias"]
Don`t copy text!