Pará de Minas alcança 16º lugar no ranking do ICMS Cultural em MG
Conforme o Portal GRNEWS antecipou, Pará de Minas alcançou 25,7 pontos no ranking do Instituto Estadual do Patrimônio Histórico e Artístico de Minas Gerais (Iepha) no ICMS Cultural. Com a pontuação, a cidade ficou em 16º lugar dentre os 822 municípios mineiros e diz respeito às ações realizadas em 2021.
A expectativa é que o Município receba R$ 600 mil em 2023 pela pontuação obtida e o valor será revertida a programas e ações de valorização do patrimônio histórico, artístico e cultural de Pará de Minas.
O Município envia anualmente uma documentação para o Iepha constando tudo que a cidade possui como patrimônio, ações e programas desenvolvidos, além de eventos que visam valorizar a cultura e bens imateriais. Com isto, o Instituto analisa e faz a pontuação.
Este ano Pará de Minas obteve uma pontuação importante, ficando inclusive em posição melhor no ranking que cidades consideradas históricas como Pitangui e Tiradentes.
Para a secretária Municipal de Cultura e Comunicação Institucional, Andréia Xavier Paulino, o resultado é fruto do trabalho de uma equipe empenhada:
Andréia Xavier Paulino
andreiaxpicmscultural1
O historiador Alaércio Delfino é o responsável por reunir a documentação e apresenta-la ao Iepha. É ele quem ajuda a definir quais ações ganham melhor pontuação no ICMS Cultural e auxilia no desenvolvimento dos programas de valorização do patrimônio.
Ele destaca como a pontuação é importante para levar o nome de Pará de Minas a todo o estado:
Alaércio Defino
alaerciodicmscultural1
No quesito Pontuação Política Cultural, que dá no máximo 4 pontos, Pará de Minas obteve 3,90. Em Investimentos e Despesas, com máximo de 3 pontos, a cidade obteve nota máxima.
Em Inventário, de 2 pontos, Pará de Minas conseguiu 1,80. No quesito Tombamentos, a cidade obteve 12 pontos. Em Registros foram 3 pontos, e em Educação e Difusão, 2 pontos.
Portal GRNEWS © Todos os direitos reservados.