GRNEWS TV: Pará de Minas mobiliza para eliminar criadouros do transmissor da Dengue e outras arboviroses
Durante participação no videocast Papo com Geraldo Rodrigues, apresentado de segunda a sexta-feira, a partir das 13 horas, pelo canal GRNEWS no YouTube, Adilson José Batista, Diretor de Vigilância em Saúde, e Douglas Duarte, Coordenador de Vigilância Ambiental, falaram sobre ações preventivas e de combate à Dengue.
Colaboração da população é decisiva
A equipe de Endemias de Pará de Minas reforça que, mesmo com os avanços no combate ao Aedes aegypti, a participação dos moradores continua sendo o fator que mais determina o sucesso das ações. Técnicos lembram que bastam cinco minutos diários para eliminar possíveis focos dentro das casas. Segundo a coordenação, o município cumpre e até supera as diretrizes do Ministério da Saúde, mas ainda enfrenta resistência de parte da população, que não realiza o cuidado básico ou impede a entrada dos agentes.
Balanço expressivo das ações em 2025
Ao longo deste ano, foram realizados aproximadamente 20 mutirões, distribuídos em cerca de 40 bairros. O trabalho resultou na retirada de 314 caminhões de materiais que poderiam se transformar em criadouros do mosquito. Para uma cidade com cerca de 110 mil habitantes, o volume é considerado muito acima do esperado e acende o alerta sobre a necessidade de reciclagem, descarte correto e maior consciência ambiental.
Casos e prevenção seguem como prioridade
Os mutirões e visitas domiciliares ajudaram a manter os números de dengue e Chikungunya sob controle em 2025. A equipe reforça, porém, que o risco continua alto, principalmente durante o período chuvoso. Além da limpeza regular, os profissionais destacam que o acesso às residências é essencial para que os agentes possam vistoriar áreas internas e orientar os moradores corretamente.
Ano de conscientização para evitar nova epidemia
A Secretaria Municipal de Saúde espera que em 2026 mais moradores se unam aos esforços. O objetivo é repetir os bons resultados e evitar uma nova epidemia. Para os profissionais, educação, responsabilidade individual e parceria com o poder público são as únicas vias capazes de impedir a proliferação do mosquito.
Assista, deixe o like e se inscreva no canal GRNEWS TV no YouTube:
Portal GRNEWS © Todos os direitos reservados.

