Pará de Minas alcança 25,70 pontos no ICMS Cultural e obtém melhor classificação que cidade histórica de MG

Criado para incentivar a preservação do patrimônio cultural do Estado, o ICMS Patrimônio Cultural premia financeiramente os municípios que investir no patrimônio e referências culturais.

O Instituto Estadual do Patrimônio Histórico e Artístico de Minas Gerais (IEPHA) analisa anualmente a documentação enviada pelos municípios e divulga a classificação de cada um deles.

Eles são avaliados desde a preservação de bens como casarões, até a promoção de eventos culturais e tombamento de patrimônios históricos ou imateriais, por exemplo.

O Portal GRNEWS teve acesso a pontuação provisória divulgada para o exercício de 2023, com a classificação de cada município mineiro.

Pará de Minas obteve pontuação total 25,70. O IEPHA chegou a este número após analisar vários documentos enviados pela Secretaria Municipal de Cultura e Comunicação Institucional.

No quesito Pontuação Política Cultural, que dá no máximo 4 pontos, Pará de Minas obteve 3,90. Em Investimentos e Despesas, com máximo de 3 pontos, a cidade obteve nota máxima.

Em Inventário, de 2 pontos, Pará de Minas conseguiu 1,80. No quesito Tombamentos, a cidade obteve 12 pontos. Em Registros foram 3 pontos, e em Educação e Difusão, 2 pontos.

Pará de Minas aconteceu nota maior que cidades históricas, como Pitangui, berço do Centro-Oeste mineiro. O município obteve nota 22,42. Tiradentes, importante cidade histórica mineira, obteve 25,61, total menor que o conseguido por Pará de Minas.

Já municípios da região ficaram bem abaixo da pontuação de Pará de Minas, como Itaúna que totalizou 17,86 ponto se Divinópolis com 15,44 pontos.

Portal GRNEWS © Todos os direitos reservados.

PUBLICIDADE
[wp_bannerize_pro id="valenoticias"]
Don`t copy text!