GRNEWS TV: Cuidar de quem cuida em Pará de Minas. Projeto fortalece atenção psicológica aos trabalhadores
Durante participação no videocast Papo com Geraldo Rodrigues, apresentado de segunda a sexta-feira, a partir das 13 horas, pelo canal GRNEWS no YouTube, Carina Araújo Souza, enfermeira e coordenadora da Comissão Intersetorial de Saúde do Trabalhador e da Trabalhadora (CISTT), e Sabrina Lopes, vice-presidente do Sindicato dos Trabalhadores do Serviço Público Municipal de Pará de Minas (Sitraserp), abordaram ações em benefício da saúde dos trabalhadores do serviço público e das empresas privadas de Pará de Minas.
Saúde mental em foco
A saúde mental dos servidores e trabalhadores de Pará de Minas contará com uma nova frente de apoio. A iniciativa da CISTT, que está prestes a sair da fase inicial, tem como foco oferecer atendimento psicológico individualizado e construir estratégias específicas para cada setor. O objetivo é acolher, escutar e criar vínculos de confiança, respeitando a realidade de cada ambiente de trabalho.
Ações integradas e horários ampliados
A coordenadora da Rede de Atenção Psicossocial (RAPS), Rayanne Couto, também está disposta a ajudar com psicólogos, além de acadêmicos de psicologia que serão incorporados às equipes para ampliar o alcance das ações. O serviço público já conta com o setor de Saúde do Trabalhador, que funciona na UBS Nossa Senhora da Piedade e agora tem atendimento estendido até as 20h, com profissionais de psicologia, psiquiatria e outras especialidades.
A importância de enxergar o invisível
O projeto, desenvolvido em parceria com a CISTT e com o apoio de instituições, busca complementar o que cada órgão ou empresa já oferece em prol do bem-estar dos trabalhadores. Elas ressaltam que as doenças mentais — como depressão, ansiedade e síndrome do pânico — ainda são muito julgadas por serem “invisíveis”. A proposta é mudar essa realidade, promovendo acolhimento e cuidado para quem enfrenta o sofrimento emocional.
Assista, deixe o like e se inscreva no canal GRNEWS TV no YouTube:
Portal GRNEWS © Todos os direitos reservados.

