GRNEWS TV: Prefeito afirma que apesar de rejeição de projetos na Câmara, coleta de lixo não será interrompida em Pará de Minas
Durante participação no videocast Papo com Geraldo Rodrigues, apresentado de segunda a sexta-feira, a partir das 13 horas, pelo canal GRNEWS no YouTube, o prefeito Inácio Franco falou sobre realizações do primeiro ano de sua gestão e também de propostas para o ano de 2026.
Câmara derruba propostas e gera preocupação
A rejeição, por ampla maioria, dos projetos que tratavam da taxa de coleta de resíduos sólidos e do reajuste do IPTU provocou preocupação na administração municipal. As matérias foram derrotadas por 14 votos a 2, levantando debates sobre a necessidade de maior diálogo entre Prefeitura e Câmara Municipal para alinhar prioridades e esclarecer impactos das propostas.
Prefeito defende diálogo e explica projetos
Antes da votação, o prefeito esteve pessoalmente na Câmara para apresentar aos vereadores a importância das matérias. Entre elas, estava o desmembramento da Secretaria de Meio Ambiente da Secretaria de Agricultura e Agronegócio, que também foi derrubada por 13 votos a 3. Segundo o Executivo, as áreas possuem funções distintas e, inclusive, uma deve fiscalizar a outra, garantindo equilíbrio e transparência na gestão.
Agronegócio tem peso central na economia local
Dados apresentados indicam que mais de 60% da riqueza gerada em Pará de Minas está ligada ao agronegócio, incluindo avicultura e suinocultura. Por isso, a criação de estruturas administrativas específicas é vista como estratégica para fortalecer o setor, sem comprometer o papel fiscalizador da política ambiental.
Custo do lixo pressiona orçamento municipal
Outro ponto sensível envolve a taxa de lixo. De acordo com o prefeito, atualmente o valor arrecadado cobre cerca de 70% do custo pago pela Prefeitura à empresa responsável pela coleta e pela destinação em aterro controlado. Os 30% restantes precisam ser bancados com recursos próprios do município, o que pressiona o orçamento e limita investimentos em outras áreas.
Serviço essencial não será interrompido
O prefeito reforçou que, apesar das dificuldades financeiras, a coleta de lixo não será interrompida. A simples paralisação por poucos dias poderia gerar um colapso sanitário na cidade. No entanto, o alerta permanece sobre a necessidade de equilíbrio fiscal para não deixar dívidas à próxima gestão.
Reforma tributária amplia incertezas
A preocupação aumenta diante da reforma tributária em discussão no país, que pode impactar diretamente a arrecadação municipal. Diante desse cenário, o Executivo defende responsabilidade fiscal, planejamento e maior integração institucional para garantir serviços essenciais sem comprometer a saúde financeira do município.
Assista, deixe o like e se inscreva no canal GRNEWS TV no YouTube:
Portal GRNEWS © Todos os direitos reservados.

