CISPARÁ é oficialmente entidade pública podendo contratar médicos e serviços de saúde, diz presidente
Há alguns meses os municípios que compõem o Consórcio Intermunicipal de Saúde do Alto Rio Pará (CISPARÁ) vem trabalhando com afinco na transformação da entidade de privada para pública.
Curta a página do Portal GRNEWS no Facebook Siga o Portal GRNEWS no twitter
As discussões neste sentido se intensificaram a partir de abril de 2017. O objetivo é abrir novas oportunidades para a contratação de mão de obra, realização de exames, entre outros serviços de saúde. A união de forças possibilita a redução significativa nos altos custos envolvidos.
O CISPARÁ também conta com um mamógrafo, um ultrassom e um Raio-X para dar suporte as demandas dos municípios de exames por meio do Sistema Único de Saúde (SUS).
De acordo com Marcílio Valadares, prefeito de Pitangui e presidente do CISPARÁ, toda a documentação para a transição da instituição já foi providenciada e apresentada nos órgãos competentes.
Ele confirma que o consórcio de saúde da região já é oficialmente um serviço público que terá o suporte e a fiscalização do Tribunal de Contas do Estado de Minas (TCE-MG):
Marcílio Valadares
cisparapublicomarciliovaladares1
Agora o CISPARÁ poderá atender os 12 municípios consorciados em suas respectivas demandas para baratear os custos da pasta da saúde. Isso inclui gestão e contratação de profissionais da área, como médicos plantonistas:
Marcílio Valadares
cisparapublicomarciliovaladares2
Os aparelhos do consórcio estão sendo instalados no prédio do Pronto Atendimento José Porfírio de Oliveira, no bairro Senador Valadares, em Pará de Minas. A partir do próximo mês deve começar a realização de exames utilizando estes equipamentos:
Marcílio Valadares
cisparapublicomarciliovaladares3
A Secretaria Municipal de Saúde inaugurou na tarde desta quinta-feira, dia 29 de junho, a Unidade de Pronto Atendimento (UPA) 24 horas. Os equipamentos do Pronto Atendimento de Pará de Minas devem ser transferidos para as novas instalações e o local dará lugar ao CISPARÁ.
Portal GRNEWS © Todos os direitos reservados.