CEMIG alerta para os cuidados com a instalação da iluminação natalina em residências
Na noite da sexta-feira, 24 de novembro, a Associação Empresarial de Pará de Minas (ASCIPAM) inaugurou a iluminação natalina na rua Benedito Valadares e nos centros comerciais dos bairros.
Curta a página do Portal GRNEWS no Facebook Siga o Portal GRNEWS no twitter
O evento também contou com a chegada do Papai Noel em um trenó. O bom velhinho recebeu as chaves da cidade das mãos do prefeito Elias Diniz (PSD) e abriu a casinha montada na praça Padre José Pereira Coelho.
O clima de natal já tomou conta dos paraminenses e muitas famílias aproveitam a ocasião para enfeitar as residências. Várias opções estão disponíveis no mercado e boa parte depende de energia elétrica.
Antes de montar qualquer de natal com lâmpadas e outros equipamentos elétricos é preciso tomar alguns cuidados importantes. Toda a cautela é necessária para evitar acidentes, choques elétricos e incêndios.
De acordo com Cléder Melo, gestor de relacionamentos da Companhia Energética de Minas Gerais (CEMIG), todas as pessoas devem ficar atentas para que os enfeites não fiquem próximos à rede de energia elétrica:
Cléder Melo
iluminacaocleder1
Outra cautela é em relação a fios desencapados ou aparelhos energizados que possam ser alcançados por crianças. Também não devem ser feitas ligações clandestinas, os chamados gatos, que resultam em multas:
Cléder Melo
iluminacaocleder2
Normalmente o consumo de energia aumenta a partir do final de novembro e perdura até o mês de janeiro. Por isso é recomendado adornar residências e empresas com enfeites que não precisam ser ligadas na eletricidade:
Cléder Melo
iluminacaocleder3
É importante lembrar que o governo federal adotou o sistema tarifário de bandeiras que sinalizam os aumentos nos custos da produção de energia elétrica. Atualmente os consumidores estão pagando R$ 5,00 a mais a cada 100 kilowatts-hora (KWh) consumido.
Portal GRNEWS © Todos os direitos reservados.