Prefeito reclama que governo de MG deve R$ 36 milhões a Pará de Minas e anuncia dois novos secretários municipais

Os gestores municipais não andam nada satisfeitos com o governador de Minas Gerais Romeu Zema (Novo). Durante a campanha política de 2018 e o período que antecedeu sua posse, os prefeitos estavam confiantes que os repasses constitucionais devidos aos municípios seriam normalizados a partir de 1º de janeiro de 2019.

Mas a lua de mel durou pouco. Os prefeitos afirmam que Romeu Zema está agindo como seu antecessor Fernando Pimentel (PT) e retendo os recursos que são dos municípios. Afirma que fazem o que podem para manter os serviços em suas cidades, mas amplificam a cada dia a intenção de pedir o impeachment do governador de MG.

Durante entrevista na quarta-feira, 27 de fevereiro, o prefeito Elias Diniz (PSD) afirmou que a dívida do Governo do Estado de Minas Gerais com o município de Pará de Minas supera a casa dos R$ 36 milhões.

Ele reclama que este dinheiro poderia ser usado para realizar obras por toda a cidade e que essa retenção dos repasses constitucionais devidos inviabiliza o aumento dos servidores públicos:


Elias Diniz
eliasdinizdivida01

Apesar das dificuldades financeiras que o município enfrenta, o prefeito está disposto a melhorar a qualidade da prestação de serviços públicos em Pará de Minas. Tanto que nesta quinta-feira (28) ele anunciou dois novos secretários municipais.

Um deles é Marcos Sanches, ex-prefeito do município de São José da Varginha, que já estava trabalhando na prefeitura de Pará de Minas. A partir de agora ele comandará a Secretaria Municipal de Gestão Pública, cargo que vinha sendo acumulado pelo secretário municipal de Gestão Fazendária, José Leonardo Martins Pinto:

Elias Diniz
eliasmarcao1

O novo secretário Marcos Sanches afirma que além da experiência como ex-prefeito de São José da Varginha, seu conhecimento na área contábil também será importante nesta nova função, principalmente neste momento em que a Secretaria Municipal de Gestão Pública está gerenciando todo o processo de contratação dos novos servidores públicos municipais aprovados no concurso público realizado em 2018:


Marcos Sanches
marcossanches1

Outra novidade é a promoção de Paulo Francisdale da gerência para o comando da Secretaria Municipal de Esportes, Lazer e Turismo. Elias Diniz argumenta que o secretário Paulo Duarte, que respondia por esta secretaria, está muito sobrecarregado por acumular também as pastas da Saúde, Cultura e Comunicação Institucional:

Elias Diniz
eliasfrancisdale1

O novo secretário municipal de Esportes, Lazer e Turismo, Paulo Francisdale, está entusiasmado com este desafio que terá pela frente, porém muito confiante por entender que o esporte faz parte de sua essência:


Paulo Francisdale
paulofrancisdalesec1

Ainda sobre o aumento dos vencimentos dos servidores públicos municipais e mesmo considerando as dificuldades financeiras enfrentadas pelo município, a presidente do Sindicato dos Trabalhadores do Serviço Público Municipal (Sitraserp) Tânia Valeriano Chaves Leite protocolou um ofício na prefeitura de Pará de Minas solicitando reajuste de 16% para a categoria que ela representa.

O prefeito Elias Diniz não comentou percentual, mas disse que mesmo reconhecendo que os servidores públicos municipais merecem o aumento, ele só poderá assumir esse compromisso após a regularização dos repasses de recursos que estão sendo retidos pelo Governo do Estado de Minas Gerais.

Portal GRNEWS © Todos os direitos reservados.

PUBLICIDADE
[wp_bannerize_pro id="valenoticias"]
Don`t copy text!