Hospital Municipal Padre Libério reforça plantão para atender pacientes com sintomas gripais

Como o Portal GRNEWS antecipou, aumentou consideravelmente o número de atendimentos na Unidade de Pronto Atendimento (UPA) e no Hospital Municipal Padre Libério (HMPL) desde a semana passada. Com o tempo mais frio os paraminenses ficaram mais doentes. Entre as principais queixas, gripe forte, dores no corpo e febre.

Diante disto, os pacientes adultos vão direto para a UPA e as crianças para o HMPL, o que não é indicado. Afinal, a aglomeração em apenas dois locais vai atrasar ainda mais o atendimento.

Como o secretário Municipal de Saúde Wagner Magesty orientou em reportagem publicada pelo Portal GRNEWS, casos leves devem ser tratados nas unidades de saúde dos bairros e os urgentes e emergentes nas duas unidades localizados no bairro Senador Valadares.

Mas mesmo com a orientação, muita gente continua indo para o complexo de saúde do Senador Valadares. A Secretaria Municipal de Saúde então precisou readequar os atendimentos, como o secretário explica:


Wagner Magesty

wagmagplanesp1

Tanto a UPA como o HMPL são serviços porta aberta, ou seja, basta chegar para ser atendido. Porém, é preciso se atentar à finalidade de cada unidade.

A UPA por exemplo, funciona 24 horas todos os dias e resolve emergências e urgências como pressão e febre altas, fraturas, cortes, infarto, derrame e falta de risco. Ao chegar o paciente passa pela classificação de risco, que dará uma previsão de quando será atendido. Quanto mais grave o quadro, trazendo riscos à vida do paciente, mais rápido ele será atendido.

As unidades básicas de saúde funcionam de segunda a sexta-feira, de 7 às 16 horas, e são o local de assistência à saúde dos paraminenses. Elas devem ser buscadas para consultas por marcação ou por quem apresenta sintomas não graves de qualquer doença. Na UBS há serviços também de aplicação de vacinas, realização de testes rápidos, entrega de medicamentos, troca de curativos, injeções, além do atendimento médico, odontológico, de enfermagem, psicológico, fonoaudiólogo, nutricional e de fisioterapia.

E o Hospital Municipal Padre Libério atende exclusivamente crianças com quadro mais graves de qualquer doença.

Portal GRNEWS © Todos os direitos reservados.

PUBLICIDADE
[wp_bannerize_pro id="valenoticias"]
Don`t copy text!