Campanha da Fraternidade convoca católicos para discutir e ajudar na elaboração das políticas públicas

Teve início no dia 6 de março em todo o Brasil a Campanha da Fraternidade 2019. Promovida pela Confederação Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB) a cada ano traz um tema relevante e que deve ser discutido pela sociedade.

Em 2019 tem como tema “Fraternidade e Políticas Públicas” e o lema vem de Isaías, “Serás libertado pelo direito e pela justiça”. O assunto vem em boa hora, já que muita gente não faz a mínima ideia do que se trata. Entendem que é o poder público quem trata desses assuntos.

O que não é verdade. As políticas públicas são formas de trazer melhorias para a vida das pessoas, como sugestões de projetos e programas. Além de votar, por exemplo, a campanha sugere que a população participe de audiências públicas, conselhos, conferências, fóruns e reuniões, que participe de todos os processos de gestão, tanto municipal, como estadual e federal.

Para o bispo da Diocese de Divinópolis, Dom José Carlos de Souza Campos, é preciso que todos participem ativamente das decisões que envolvem as cidades, estados e o país para o bem comum:

Dom José Carlos de Souza Campos
domjosecampanhafraternidade


Durante a Campanha da Fraternidade os fiéis se reúnem semanalmente para tratar do assunto e com um livro distribuído nas paróquias eles são conduzidos ao tema. Os encontros acontecem tanto em salões de paróquias e associações comunitárias, como também nas casas dos católicos que participam da Campanha da Fraternidade.

Um desses locais é a sede da Associação Bela Vista (ABEV), localizada no bairro Recanto da Lagoa, onde a reunião acontece toda semana. A líder comunitária Maria Assunção Patrocínio realiza no local um forró às sextas-feiras, mas durante a quaresma o evento parou para dar espaço a Campanha da Fraternidade.

Este fato também se caracteriza como um gesto concreto de sacrifício durante a Quaresma. Os idosos que gostam tanto de dançar o forró, abriram mão dessa diversão para tratar de assunto muito sério:

Maria Assunção Patrocínio
donafiacampanhafraternidade1

Na sede da Associação Bela Vista (ABEV) os encontros acontecem às sextas-feiras às 18 horas e qualquer pessoa pode participar.

Portal GRNEWS © Todos os direitos reservados.

PUBLICIDADE
[wp_bannerize_pro id="valenoticias"]
Don`t copy text!